Em 2015, 1,7 mil pessoas se feriram no trânsito de Ribeirão

Em 2015, 1,7 mil pessoas se feriram no trânsito de Ribeirão

Para especialista, número é assustador, embora seja menor do que o registrado no ano passado

A semana começou com muito transtorno pra os moradores de Ribeirão Preto. O motivo foi a interdição de parte de Avenida Jerônimo Gonçalves, devido a um acidente de trânsito entre um carro e um ônibus bem em frente ao novo terminal de transporte urbano. Os passageiros do carro não tiveram ferimentos graves, mas entraram para as estatísticas, além de interferirem na vida de centenas de pessoas.

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, mais de 1,7 mil pessoas se feriram devido a colisões, capotamentos ou atropelamentos. Dessas, 36 pessoas perderam a vida nas ruas ou avenidas do município. Em 2014, esses números foram um pouco maiores, já que 1,9 mil pessoas sofreram ferimentos em acidentes, enquanto 50 perderam a vida no asfalto.

O especialista em planejamento e gestão de trânsito, Luiz Gustavo Correa, aponta que os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de mortes prematuras ou lesões permanentes no Brasil.

De acordo com o último levantamento da ONU, realizado em 2010, o País estava em quarto lugar no ranking do número de mortes no trânsito no mundo, superado apenas por China, Índia e Nigéria. “Em Ribeirão Preto não é diferente. Os dados sobre acidente e vítimas no trânsito de Ribeirão Preto assustam”, comenta Correa.

No Estado

No Estado de São Paulo, a quantidade de mortes nas ruas, avenidas e estradas diminuiu em setembro. No nono mês deste ano, o registro das ocorrências de homicídios culposos e dolosos por acidente de trânsito caiu 25,57%.

Também recuaram os registros de lesão corporal culposa em acidentes. A quantidade diminuiu de 11.418 para 9.100 casos, ou seja, 20,3% a menos.

De janeiro a setembro, as ocorrências que terminaram com mortes intencionais ou culposas no trânsito baixaram 20,77%. A quantidade de vítimas feridas sem intenção recuou 13,37%, quando há comparação de 2015 com os mesmos nove meses do ano passado.

Fotos: Arquivo Revide 

Compartilhar: