Em Ribeirão Preto, prefeito decreta aumento da tarifa de água em 15,53%
Por meio de decreto, prefeito aumenta tarifa de água em 15,53%

Em Ribeirão Preto, prefeito decreta aumento da tarifa de água em 15,53%

Aumento acima da inflação é para correção do período sem alteração, afirma Executivo

O prefeito Duarte Nogueira, por meio de um decreto, aprovou o reajuste de 15,53% na tarifa do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (DAERP). A Prefeitura afirma que o aumento está visando apenas a correção monetária do período, sem aumento real.

O último aumento proposto pela autarquia foi de 20,5% em julho de 2015. Conforme o Portal Revide apurou na época, o aumento era devido ao reajuste dos salários dos servidores, de acordo com a inflação, e relacionado ao aumento nas tarifas de energia elétrica, que ficaram 52,4% mais caras no primeiro semestre de 2015.

Leia mais:
Conta de energia elétrica ficará mais cara para o ribeirãopretano
Moradores reclamam de reajustes de até 25% no IPTU, em Ribeirão Preto

Acima da inflação

A inflação, que vem passando por sucessivas quedas, fechou dezembro de 2016 com a encargo de 6,58%. Segundo a Prefeitura, a base para o aumento de 15,53% é, na verdade, um aumento realizado sobre a cobrança do serviço em dezembro de 2014. Portanto, ficou em vigência por dois anos sem reajustes. Contudo, esta informação não está especificada no Diário Oficial. O texto não deixa claro se o aumento refere-se ao aumento de dezembro de 2014 ou ao de julho de 2015.

O Portal Revide entrou em contato com a Prefeitura buscando um esclarecimento caminhos e cálculos que levaram ao aumento da tarifa proposto, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno.


Foto: Mateus ZF

Compartilhar: