Empresas devem buscar gestão integrada, diz especialista
Empresas devem buscar gestão integrada, diz especialista

Empresas devem buscar gestão integrada, diz especialista

Otimizar o processo administrativo é fundamental para atravessar a crise econômica; Confira dicas

Diante da incerteza política e recessão econômica, gestores de empresas de Ribeirão Preto têm quebrado a cabeça para descobrir maneiras eficazes de otimizar o trabalho dos funcionários e gerar resultados. A gestão integrada, que seja capaz de conscientizar å todos sobre a parte que cabe a cada um em prol do objetivo do grupo é um dos pilares fundamentais para o avanço das corporações.

Segundo Denise Lustri, diretora da Cohros – Soluções integradas de Gestão de Empresas e Pessoas, as empresas são comunidades formadas por pessoas das mais diversas personalidades, idades, perfis profissionais, níveis educacionais, ocupando as mais diversas posições. No entanto, todos estão ali para que, juntos, trabalhem para cumprir o compromisso da empresa com seu mercado, que é produzir um produto ou oferecer um serviço para satisfazer a necessidade ou o desejo de alguém, respeitando princípios e valores, que devem envolver o respeito ao outro, os direitos humanos, as leis, o meio ambiente.

“Muitas empresas tentam expressar e disseminar esses propósitos entre os colaboradores através da tríade ‘missão, visão e valores’, mas muito poucas têm sucesso. A maioria investe tempo e dinheiro na definição dessas diretrizes, obtendo como resultado um amontoado de palavras bonitas que acabam expostas em quadros pendurados na parede da recepção e da sala de reuniões, que poucas pessoas se lembram ou são capazes de reproduzir, quanto deveriam praticar e sentir”, afirma.

De acordo com Denise, existe uma outra missão, que vem antes do compromisso da empresa com o mercado, que possibilitará garantir a satisfação de necessidades e desejos dos empreendedores –  aqueles que os motivam a investir na criação de um negócio - e as necessidades e desejos dos trabalhadores – aqueles que os motivam a buscar trabalho em uma empresa. “Essa missão é a de gerar resultados positivos, gerar lucro, ser rentável, ser capaz de crescer e se desenvolver. Só assim ela poderá prover recursos que beneficiarão empreendedores e trabalhadores, que no final querem as mesmas coisas, com prioridades e ênfases diferentes: satisfazer as necessidades básicas, garantir o sustento e a segurança da família, construir um patrimônio, fazer algo útil e importante, adquirir bens, alcançar satisfação pessoal e realização profissional”, explica a especialista que ressalta, ainda, que uma empresa saudável, rentável e composta por pessoas satisfeitas será capaz de atender melhor as necessidades de seus clientes.

“A necessidade de gerar resultados não deve ser uma preocupação concentrada na alta cúpula. Deve ser disseminada por todas as camadas da estrutura organizacional. Do topo às bases para estar na consciência de todos e isso demanda uma gestão eficaz da empresa, que passa obrigatoriamente pela gestão eficaz de pessoas, com programas, políticas e regras alinhados. Uma gestão integrada, que seja capaz, não só de conscientizar todos sobre a parte que cabe a cada um, mas também de garantir que cada um faça sua parte rumo ao alcance dos objetivos coletivos. Que promova a criação de relações ganha-ganha, pautadas pela ética e meritocracia. Que contribua para o sucesso das empresas e das pessoas que trabalham nela. Os resultados positivos que garantem o retorno do investimento do empresário ou do acionista são os mesmos resultados que garantem o salário e o emprego dos trabalhadores”, conclui.


Foto: Arquivo Pessoal e Arquivo Revide

Compartilhar: