Escola mais antiga de Ribeirão Preto completa 120 anos

Escola mais antiga de Ribeirão Preto completa 120 anos

Fundada em julho de 1895, a Escola Estadual Guimarães Jr. é a única com teatro próprio e inaugurará Museu

No dia primeiro de julho, a Escola Estadual Guimarães Jr. completará 120 anos. Para as comemorações – que serão realizadas nos dia 29 e 30 de junho e no dia 1 de julho – serão realizadas atividades como apresentação da banda formada por soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo, gincanas e a abertura do museu que leva o nome do patrono José Alves Guimarães Júnior (1852 – 1930).

O acervo do museu é composto por mobílias, roupas de fanfarras, fotos, mapas e documentos como atas que datam de 1895 – ano de fundação do Grupo Escolar Guimarães Jr. – e estavam no “arquivo morto” da escola. Portanto, um projeto de restauração dos documentos, idealizado pelo professor Alfredo Carlos Poggi, tornou possível a recuperação destes documentos. “Faltam muitos itens para completar a coleção, mas, é um trabalho que deve ser realizado minuciosamente e leva tempo”, explica o professor, que já restaurou parte do acervo e pretende, em breve, digitalizar os livros.

“O que muita gente considera lixo e papel velho nós vemos como registro histórico”, completa.

A escola possui atualmente 1.100 alunos, divididos entre o Ensino Fundamental – Anos Finais – e Ensino Médio. Por questão de segurança, a coordenação da escola explica que as comemorações serão realizadas internamente. “No Centro transita muitas pessoas, não dá para manter a segurança no local se abrirmos o evento para a população”, explica Laicy Gonçalves Leite Barrionovo, professora coordenadora do Ensino Médio.

Recordação

O diretor-presidente do Grupo Santa Emília Rui Flávio Chúfalo Guião (na foto) é um dos ex-aluno do antigo 1º Grupo Escolar. O empresário frequentou a escola de 1949 e 1952. “Naquele tempo não havia pré-escola e o grupo escolar era escola de alta qualidade, como todas as públicas de então. Quem me alfabetizou foi a Profa. D. Aparecida Marzola. Os professores eram tidos em alta consideração, ocupavam um lugar de destaque na comunidade, eram respeitados na sua função de preparar os jovens do futuro. O Diretor da Escola era o prof. Álvaro Cardozo, que mesclava uma exigência disciplinar forte com um apoio aos alunos no aprendizado”, recorda o empresário.

Guião se recorda das quatro professoras que teve durante o seu período no Grupo Escolar e, segundo ele, além de estudar muito, as crianças usava o recreio para brincadeiras da época. “Brincávamos de bolinha de gude, pião, bafo (descobrir figurinhas com o vácuo causado pela mão fechada)”, conclui.

Homenagens

A coordenação da escola recebeu uma carta oficial da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Na correspondência a casa de leis parabeniza pelo aniversário e anuncia que em breve haverá uma homenagem, ainda sem data marcada.

História

Inaugurado em 1895, o Grupo Escolar Dr. José Guimarães Jr. funcionou inicialmente em dois prédios: um na rua Duque de Caxias e outro na rua do Comércio e posteriormente foi transferindo para o sobrado da rua Lafaiete, nº 15.

Desde 1902 a escola funciona no prédio localizado na altura 584 da rua Lafaiete. O imóvel faz parte de um conjunto de projetos de autoria de José Van Humbeeck, implantado em cinco municípios.

O prédio ocupado pela Escola Estadual Doutor Guimarães Jr. foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) em 2002. Na ocasião, o imóvel completava 100 anos.

Revide on-line
Texto e vídeo: Bruno Silva
Fotos: Arquivo e Julio Sian

Compartilhar: