Batatais vence o Botafogo-RJ nos pênaltis e avança à semifinal da Copinha
Batatais vence o Botafogo-RJ nos pênaltis e avança à semifinal da Copinha

Batatais vence o Botafogo-RJ nos pênaltis e avança à semifinal da Copinha

Após superar recente drama familiar, goleiro Gerson brilha ao defender três pênaltis e se torna o herói da classificação; Fantasma enfrenta agora o Paulista de Jundiaí

A cada jogo disputado na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Batatais dá a sua campanha um enredo cada vez mais épico. Neste último episódio, O Fantasma assombrou novamente ao superar o Botafogo-RJ nos pênaltis, por 3 a 2, após empate sem gols no tempo normal, em jogo disputado na noite desta quarta-feira, 18, no estádio José Liberatti, em Osasco. Gerson, goleiro do Batatais, foi o protagonista da classificação ao defender 3 pênaltis.

Uma das principais sensações da competição, o Batatais enfrenta agora, na semifinal, a equipe do Paulista, que venceu a Chapecoense na noite da última terça-feira, 17, pelo placar de 1 a 0. A fase de quartas-de-final se encerra nesta quinta-feira, 19, com dois confrontos que definem os adversários da outra semifinal. Às 16h, o Juventus enfrenta o Bragantino, em São Paulo. Logo depois, às 19h30, a Arena Barueri recebe o confronto entre Corinthians e Flamengo.   

Os 90 minutos

A chuva que atingiu Osasco antes do jogo deixou o gramado pesado e com algumas poças, o que comprometeu a qualidade técnica do futebol apresentado pelas duas equipes. Desse modo, o jogo no primeiro tempo se resumiu a bolas pelo alto, arremates de longa distância e passes incompletos. Apesar disso, o Botafogo-RJ conseguiu imprimir melhor seu ritmo de jogo e teve as chances mais claras de gol na primeira etapa. Os dois lances mais perigosos foram com o meia Jordan, após receber passe de Rickson na esquerda, invadir a área, mas chutar longe da meta, e  depois o artilheiro Igor Cássio, de cabeça, parou em grande defesa do goleiro Gerson, que tinha seu primeiro grande momento na partida. O destaque do Batatais na competição, Douglas Pote, estava muito bem marcado e não levou muito perigo ao goleiro Diego do Botafogo-RJ.

No segundo tempo, o Botafogo se lançou ainda mais ao ataque e continuou a levar perigo ao gol de Gerson, novamente com Igor Cássio, Jordan e Fernando em jogada aérea. O Batatais se fechou todo na defesa – com apenas o artilheiro Douglas Pote mais avançado –, passando a jogar por uma bola. E ela veio. Em contra-ataque rápido, a equipe paulista chegou ao ataque com três jogadores contra apenas um defensor do Botafogo, mas Murilo errou o último passe e desperdiçou a melhor chance do Fantasma na partida.

Penalidades

Com empate de 0 a 0 no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis, e os dois goleiros se mostravam potenciais protagonistas da classificação de seus times. O goleiro Diego deixou o Botafogo muito perto de fechar a decisão com duas defesas consecutivas contra uma de Gerson na cobrança Wenderson. Mas o imponderável do futebol veio à tona e o herói trocou de rosto. O goleiro do Batatais fez o que parecia impossível: defendeu duas cobranças seguidas, de Kanu e Ion – selando a classificação do Batatais para a semifinal por vitória de 3 a 2.

Superação dentro e fora de campo

O goleiro Gerson optou por deixar o futebol após a morte da irmã Emanuelle Reggioni, vítima de um acidente de carro, em 2015. No entanto, o atleta teve outra surpresa quando, às vésperas do início da Copinha deste ano, foi comunicado pelo Batatais que estava inscrito na competição. Mesmo estando acima do peso, o goleiro conversou com a família e resolveu voltar a exercer a profissão. Herói nas cobranças de pênaltis contra Ferroviária, Ponte Preta e agora Botafogo, Gerson dedica todas as suas conquistas recentes à memória da irmã. A camisa 12 utilizada por ele é uma homenagem aos seus ídolos no futebol: Marcos e Júlio César.


Foto:Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Compartilhar: