Ribeirão tem 5 caratecas entre os 10 melhores do mundo

Ribeirão tem 5 caratecas entre os 10 melhores do mundo

Técnico Ricardo Aguiar, da equipe ribeirãopretana e da Seleção Brasileira, comemora as conquistas e vê o país como potência nesse esporte

Cinco atletas da Equipe de Caratê de Ribeirão Preto figuram entre os dez melhores caratecas do mundo em suas respectivas categorias segundo o ranking da Federação Mundial de Caratê. Stéphanie Trevisan, Vinícius Figueira, Rafael Nascimento, Arthur Menezes e Christian Tavares representam o país na Seleção Brasileira, que é comandada pelo ribeirão-pretano Ricardo Aguiar, também técnico do time da cidade.

Desses atletas, quatro são da equipe sub-21 da Seleção. Competindo na categoria até 61kg, Stéphanie Trevisan aparece na terceira colocação do ranking. Nessa temporada, ela foi medalha de bronze no Mundial da Indonésia. Rafael Nascimento (até 60kg), Arthur Menezes (até 75kg) e Christian Tavares (kata), medalhistas no Pan-Americano da modalidade nesse ano, aparecem em sexto, sétimo e oitavo lugar, respectivamente.

Já no adulto, o atual campeão da última etapa da Premier League, Vinícius Figueira (até 67kg), é o quarto melhor carateca do mundo, segundo o ranking da WKF. Ele, na Premier, terminou o circuito em terceiro, após um ouro no Japão, prata na Holanda e bronze no Brasil.

“A sensação de ver esses resultados é de que o investimento por parte do munícipio valeu a pena. Foram quase dez anos para montar uma equipe de alto nível, que hoje é uma das mais fortes do país. Os atletas corresponderam bem e continuam treinando forte para se manterem nessas posições. Temos uma estrutura bacana, visão técnica, atletas comprometidos com o propósito da equipe e planejamento. Administrando tudo isso, o resultado vem naturalmente”, disse Aguiar.

Ele afirma que um caratê forte na cidade, pode estimular os outros esportes a buscar novas conquistas e posições importantes nacional e internacionalmente. “Nós precisamos e queremos que as outras modalidades de Ribeirão Preto sejam as melhores do país, sendo referência para outras cidades. No nosso caso, por exemplo, as pessoas já olham o caratê de uma outra forma, com mais respeito”, afirma.

Seleção Brasileira tem dois melhores do mundo

Além dos cinco representantes da equipe ribeirãopretana, o Brasil tem mais 11 atletas no top 10 da WKF. Desses onze, dois se destacam. Os atuais campeões dos Jogos Pan-Americanos em Toronto, no Canadá, Douglas Brose (até 60kg) e Valéria Kumizaki (até 59kg) estão na primeira colocação de suas respectivas categorias.

Para Aguiar, o resultado confirma a boa fase vivida pelo caratê nacional. Segundo ele, hoje, quando o adversário vê um brasileiro na chave, já há uma preocupação que antes não tinha.

“O Brasil hoje é visto mundialmente como uma potência. Nós estamos na quinta colocação do ranking mundial, subindo regularmente aos pódios de competições mundiais tanto na base quanto no time principal. Atualmente, viajamos para todos os campeonatos com as categorias completas, coisa que não acontecia antes. É uma grande evolução do esporte”, explica o técnico, que destaca o interesse das outras delegações em acompanhar o caratê brasileiro.

"Nós nunca tivemos um técnico que saísse do país para dar cursos. Antes era ao contrário: os outros que vinha até o Brasil passar ensinamentos. Isso mostra que estamos no caminho certo”, ressalta Aguiar, que ministra esses cursos e seminários no Brasil e no exterior.

Fotos: Divulgação

Compartilhar: