Ciclismo de RP disputa primeira etapa da Copa América

Ciclismo de RP disputa primeira etapa da Copa América

Equipe espera manter a regularidade nas provas de estradas e conquistar mais pódios na temporada

A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde / SME) começa, neste domingo, 27, a disputa da Copa América, um dos principais campeonatos da modalidade. A primeira etapa será na Cidade Universitária de São Paulo, e a largada está prevista para as 9h.

O técnico Marcelo Donabella convocou cinco atletas para essa prova Michel Fernandez, Antoelson Dornelles, Maurício Knapp, Alan Maniezzo e Thiago Nardin são os representantes da cidade.

Os resultados da Equipe no ciclismo de estrada nesse ano são bons. No Tour do Rio, Maniezzo foi o quarto melhor brasileiro e o nono melhor colocado no geral. Além disso, conquistou o vice-campeonato na Volta Internacional do ABCD.

Thiago Nardin, com a seleção brasileira, foi o melhor brasileiro nos Jogos Pan-Americanos e o quinto melhor na classificação geral, ficando a poucos décimos do pódio. “Nós vamos para a Copa América para manter essa regularidade. Queremos ficar sempre na disputa por pódios, buscando as fugas do pelotão”, disse Donabella.

Copa América

A prova em São Paulo, que reunirá as principais equipes de ciclismo da América, terá um percurso de 70 km no total. Os ciclistas percorrerão 14 voltas em um circuito de 5 km. O primeiro colocado terá uma pontuação de 120 pontos, o segundo de 119 e assim por diante.

Após essa etapa, os ciclistas enfrentam outras duas: Brasília, em 25 de outubro e Botucatu, no dia 15 de novembro. Quem somar mais pontos durante essas três etapas sagra-se campeão da Copa América e tem a pontuação computada no ranking da União Ciclística Internacional, a UCI.

Base quer manter a liderança

Também no domingo, as categorias de base da Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto disputam a sétima etapa da Copa São Paulo, em Mococa. O circuito da cidade terá dois quilômetros e meio de extensão.

Para o técnico Fernando Bassanezi, a dificuldade que os ciclistas podem encontrar é grande. “É um circuito misto. Tem muita subida, descida e parte plana, se misturando. Isso exige muito do atleta. Vai ser uma prova complicada”.

Na quinta colocação geral da competição, e com dois ciclistas na liderança das categorias, Gabriela Martines na juvenil feminino e João Henrique Scaranti na juvenil masculino. A equipe chega na reta final do campeonato buscando com esperança de um bom resultado final.

“Nós treinamos bem durante a semana para encarar esse circuito diferente. Estamos preparados para somar mais pontos e nos manter na liderança dessas categorias e também ficar entre as cinco melhores na classificação geral. Restam apenas quatro etapas e não podemos perder o foco”, explica Bassanezi.

Revide Online
Foto: Divulgação

Compartilhar: