Serrazulense possui 825 camisas de futebol

Serrazulense possui 825 camisas de futebol

André Dias reúne em seu acervo exemplares que vão desde clubes da cidade até uniformes autografados por estrelas mundiais

Um homem de 35 anos tem feito sucesso com sua coleção de camisas esportivas na cidade de Serra Azul. André Luis de Araujo Dias é gerente administrativo em uma loja de Materiais para Construção. André da Ivana, como é conhecido, possui em seu acervo 825 camisas futebolísticas.

Segundo ele, a coleção começou em 1992, quando tinha 12 anos deidade. “Neste ano ganhei minhas duas primeiras camisas de futebol 'oficiais', uma do São Paulo e a outra do Comercial. Clubes do coração do meu pai e meu avô materno. Depois de um tempo comecei a expressar o meu amor pelo futebol através da coleção. Creio que através das roupas podemos guardar ou contar histórias dos clubes, elas eternizam diversas histórias”, diz.

Sua coleção é composta por 825 camisas, são 160 de clubes e seleções variadas, entre elas clubes extintos como Aparecida E.C. da cidade de Aparecida em São Paulo e Grêmio SãoCarlense. Dias tem ainda  camisas das seleções que participaram da Copa 2014, de jogadores famosos do passado (Zico, Sócrates, Falcão, Palhinha, Tadeu Ricci) e da atualidade (Neymar, Kaka, Mario Balotelli, Falcão do futsal,  Karim Benzema, Evra).

Em toda sua coleção, a maior parte de seu acervo são dos clubes de Ribeirão Preto. São 32 uniformes do Olé Brasil desde seu início até a última fase da ''fusão'' com o Comercial, 174 camisas do Botafogo, desde os anos 70. Nesta parte o gerente possui artefatos de jogadores importantes na história do clube, como João Carlos Motoca, Paulo Egídio, Sócrates e Raí. Já do Comercial são 186 camisas, desde os anos 70. “Destas, as que considero mais importantes na história do clube", diz.

Entre os maiores colecionadores do estado, o São Paulo é marca presente em sua coleção. São 273 modelos diferentes de camisas da equipe. “Tenho quase todos os modelos utilizados pelo clube desde os anos 70”, conta.

De acordo com o colecionador, é importante que sua coleção seja preservada. As camisas ficam guardadas em um espaço especial. Os objetos preenchem cabides individuais, protegidos conforme a necessidade de cada um. As camisas mais antigas, feitas de algodão pesado, ficam em uma parte arejada para não embolorar. Já as mais novas, com tecidos frágeis, o cuidado com os fios é intenso.

“Por mais que todos meus itens sejam especiais, possuo quatro camisas favoritas. Uma do Botafogo da nossa cidade usada em 1983, autografada pelo Raí em seu início de carreira. Outra do Comercial vestida nos anos de 1987 e 1988 usada e assinada pelo jogador Claudinho, apelidado de 'Rei do acesso'. Outra do São Paulo em 1992, campeão da Libertadores da América, autografada por todo o elenco campeão. Por fim, uma mais que especial é da Seleção Francesa na Copa de 2014, esta foi autografada por todo elenco que participou do campeonato e se hospedou em Ribeirão”, lembra Dias.

Para finalizar, existe uma história curiosa na vida do rapaz. No dia 30 de julho de 2014, o São Paulo jogou em Ribeirão Preto e no mesmo dia do jogo, Dias se tornou pai pela primeira vez. "A data foi curiosa, pois tinha combinado dias antes com um funcionário do clube paulista de ir buscar uma camisa com ele no hotel em que o clube estava hospedado. Eu tinha encomendado uma camisa autografada pelo Alexandre Pato. Só não esperava que aquele dia fosse ser tão especial. Por fim, por conta do parto esqueci da camisa, lembrei apenas quando liguei a televisão no quarto da maternidade e ouvi o boletim do jogo. Pensei que havia perdido a camisa e pisado na bola com a pessoa, mas no intervalo do jogo recebo uma mensagem no celular. Era meu amigo me parabenizando e perguntando se eu não ia buscar a tal encomenda. Busquei e foi um dia completo, que no fim das contas deu tudo certo”, relembra o homem.

Fotos: Acervo pessoal

Compartilhar: