Dupla brasileira conquista título inédito no rally mais famoso do planeta
Dupla brasileira conquista título inédito no rally mais famoso do planeta

Dupla brasileira conquista título inédito no rally mais famoso do planeta

Leandro Torres e Lourival Roldan são os primeiros brasileiros a conquistar o Rally Dakar; eles competiram na categoria UTV

Leandro Torres e Lourival colocaram neste sábado, 14, seus nomes na história do Rally Dakar e do automobilismo mundial. Eles se tornaram os primeiros brasileiros a vencer a maior e mais difícil prova off-road do planeta. A dupla foi campeã entre os UTVs. O melhor resultado até hoje era de André Azevedo, vice-campeão nos Caminhões em 2003.

Os brasileiros completaram os quase 9.000 quilômetros de disputa em 54h01min50 (tempo extra-oficial), com mais de quatro horas de vantagem para os segundos colocados, os chineses Wang Fujiang/Li Wei.

Emocionado ao fim do trecho cronometrado, Leandro Torres desceu do UTV chorando, abraçou o filho que o esperava, os integrantes da equipe e, principalmente, o navegador Lourival Roldan. “Um cara de 45 anos de idade e outro com quase 60 vencer uma prova tão difícil como essa, é um legado que fica para todo mundo. Tem de tentar, tem de fazer esforço. O brasileiro é um povo diferente. E se tentar, consegue”.

Para Lourival, a vitória foi a realização de um sonho, que ocorreu somente  após a 10ª tentativa. “O sonho começou quando o UTV se tornou uma categoria. Deu certo, formamos uma dupla maravilhosa e realizamos o nosso sonho”, declarou.

E durante as 12 etapas, os competidores passaram por situações extremas. Enfrentaram calor (na casa dos 40ºC), frio, altitude (beirou os 5.000 metros), muita chuva, enchentes e até uma avalanche, nas proximidades de Salta (Argentina), que bloqueou a estrada que levava ao acampamento. E muitos ficaram pelo caminho.

Além disso, os brasileiros ainda tiveram de superar alguns contratempos. Logo na segunda etapa, o radiador do UTV ficou coberto de lama e o motor ferveu. Por pouco a aventura não acabou precocemente. Na quinta-feira, 12, bateram em uma pedra, o que quebrou a bandeja do UTV. Eles concluíram o percurso nas primeiras horas da madrugada de sexta-feira.

Em Uyuni (Bolívia), foram penalizados com o acréscimo de uma hora ao tempo de prova. Ao chegarem no parque fechado (onde os veículos passaram a noite), Leandro se irritou com um vazamento de óleo no câmbio do UTV. Nervoso, atirou sua mochila de água por sobre a cerca. Seu irmão (Igor), que o acompanha, recolheu o objeto. Um fiscal viu e aplicou a pena, sob a justificativa de que eles estariam recebendo ajuda externa, o que era proibido naquele dia, por se tratar de etapa maratona, na qual somente os competidores poderiam fazer reparos nos veículos.

Demais brasileiros

Dos oito brasileiros que iniciaram o Rally Dakar, apenas cinco completaram a prova. Além de Leandro e Lourival, Sylvio de Barros e Rafael Capoani (MINI), nos carros e Richard Fliter (Honda), nas motos.

Na disputa de motos, Richard Fliter ficou em 59º. Gregorio Caselani (Honda South America Rally Team), sofreu uma queda sobre cactos e os espinhos causaram processo inflamatório que o tirou da prova. Ricardo Martins (Yamaha) também abandonou, assim como Marcelo Medeiros, que disputou nos quadriciclos.


Foto: Gustavo Epifanio - divulgação Rally Dakar

Compartilhar: