Lutador da região conquista ouro no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu
Lutador da região conquista ouro no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu

Lutador da região conquista ouro no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu

Atleta de Luiz Antônio se tornou o número um do ranking na sua categoria

O lutador de jiu-jitsu Italo Moura de Azevedo, de 18 anos, conquistou na quarta-feira, 18, a medalha de ouro no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa, Portugal.

O lutador, também chamado de “Mestrinho”, é natural de Luiz Antônio, na região de Ribeirão Preto. O atleta ficou em primeiro lugar na categoria peso leve até 76 quilos, na faixa roxa, uma das mais competitivas. “Tenho que agradecer a muitas pessoas, pois por pouco não conseguiria ter vindo lutar”, conta.

Moura, assim como mais de 20 atletas da Equipe Cícero Costha que estavam realizando seus treinos na matriz da equipe, em São Paulo, foi vítima de um estelionatário. “Um suposto agente, que já tinha arrumado passagens para alguns de nossos atletas, nos prometeu que conseguiria as passagens com bom preço. Depositamos cerca de R$ 70 mil para ele e quanto mais se aproximava a data do Europeu, mais ele nos enrolava”, lembra. O suposto agente de viagens desapareceu com o dinheiro e não foi mais encontrado.

O faixa preta Willian Von Söhsten, líder da equipe na filial de Ribeirão Preto, conta que Moura organizou uma arrecadação de doações pela internet. “Através de um site ele conseguiu receber dinheiro de várias pessoas que se solidarizaram com a situação, inclusive alunos daqui da cidade. Sabíamos que seria um dinheiro que faria toda diferença. Ele comprou a passagem em cima da hora e mesmo com todo o estresse que passou o bom resultado está aí, uma medalha de ouro na primeira grande competição internacional do ano”, afirma.

A campanha conseguiu arrecadar US 1.690, o equivalente a R$ 5.400. O suficiente para a viagem do lutador e sua estadia na capital Portuguesa.

Com o resultado o jovem Mestrinho chegou ao topo e lidera o ranking mundial dos pesos leves na faixa roxa, segundo dados da Federação Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJF). “Agora é se preparar para o Pan e o Mundial nos Estados Unidos, além do Brasileiro”, diz Moura.


Foto: Divulgação

Compartilhar: