Estresse atrapalha produtividade em empresas brasileiras, aponta estudo
De De acordo com dados do estudo, 80% dos empregadores pretendem aumentar o seu comprometimento com a saúde.

Estresse atrapalha produtividade em empresas brasileiras, aponta estudo

Tecnóloga em recursos humanos diz que pressão e prazos do trabalho geram irritabilidade; problema afeta saúde e produtividade nas empresas

Conhecido por sintomas como frustrações, cansaço, dores, reclamações ou tensões, o estresse é apontado como um dos principais fatores que afetam a saúde dos brasileiros. É o que mostra um estudo realizado pela empresa brasileira Willis Towers Watson. O dados mostram também que o problema pode atrapalhar a produtividade das pessoas em seus trabalhos diários.

O estudo, aplicado em 56 empresas no Brasil, aponta que 62% das pessoas vivem estressadas e destaca que o excesso de peso corporal, causado por péssimos hábitos alimentares e a falta de atividade física estão relacionados ao problema. A pesquisa constata que, ao todo, 40% são considerados obesos, 36% não se alimentam bem e 44% não praticam nenhum exercício físico.

Os dados fizeram com que 71% dos empregados brasileiros considerassem a saúde como uma questão prioritária, e 79% dos entrevistados afirmaram que os patrões devem exercer um papel ativo em incentivar seus funcionários a levarem um estilo de vida mais saudável.

De acordo com dados do estudo, 80% dos empregadores pretendem aumentar o seu comprometimento com a saúde e produtividade de seus empregados nos próximos dois anos.

Realidade

A situação apontada pela pesquisa não deixa de ser realidade para muitas pessoas, como aponta a tecnóloga em recursos humanos, Juliana Feliciano, de 23 anos. “Infelizmente os dados mostram a realidade de hoje, e com certeza os números vão aumentar”, diz.

“Esse problema prejudica a saúde em todos os sentidos, principalmente, o emocional e o psicológico. Tudo isso gera irritabilidade, mau humor e muitas vezes a própria vontade de não ir trabalhar”, completa.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: