Estudantes da região participam da Fuvest em Ribeirão

Estudantes da região participam da Fuvest em Ribeirão

Prova é considerada uma das mais difíceis entre as Universidades

A Fuvest, um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, ocorreu na tarde deste domingo, 29, em alguns lugares de Ribeirão Preto. De acordo com a instituição, milhares de estudantes participaram da prova que permite o ingresso de pessoas de todo país na Universidade de São Paulo (USP).

Mais de 142 mil estudantes são esperados para realizar a prova que viabiliza a entrada na Universidade de São Paulo, já no início de 2016. Em 2014, o número de inscritos para o vestibular ficou em 141.888. Entre os vestibulandos, estudantes com término no terceiro ano do ensino médio são a maioria.

Além do crescimento no número total de candidatos, a concorrência ficou ainda maior por conta do número de vagas ofertadas pela instituição de ensino.

Se no ano passado foram disputadas 11.057 matrículas através do vestibular da Fuvest, em 2015 os estudantes terão que brigar por 9.568 vagas. As outras 1.489 vagas serão oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É a primeira vez que a USP adotará o exame como uma das formas de ingresso na instituição.

Para Caio Lucas, a prova é a chance de ele entrar em uma das melhores universidades do planeta. “Tenho me dedicado ao máximo por três anos. Infelizmente nas provas de 2013 e 2014 não consegui, no entanto, creio que este ano será minha vez de comemorar”, diz.

Já Elizabete Rodrigues conta que será sua primeira vez neste vestibular e que está ansiosa para responder a tão temida prova. “Moro em Minas Gerais e por isso me escalaram para prestar a prova em Ribeirão. A viagem foi longa, mas creio que dentro de três meses estarei comemorando minha entrada no curso de economia aqui mesmo na cidade”.

Aos vestibulandos que passarem da primeira fase da Fuvest, em janeiro, entre os dias 10 e 12, ocorre a segunda etapa do vestibular.

A segunda fase é composta de três provas analítico-expositivas, com quatro horas de duração cada. Nos dias de prova, os portões de todas as escolas serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. O candidato só poderá sair do local de exame a partir das 15h.

Fotos: Pedro Gomes

 

Compartilhar: