Igreja Católica lança Campanha da Fraternidade

Igreja Católica lança Campanha da Fraternidade

Ação ecumênica discutirá o direito ao saneamento básico para todos e orienta civis a participarem da política segundo a doutrina social da igreja

Na manhã desta quarta-feira, 10, o arcebispo metropolitano dom Moacir Silva, acompanhado pela Equipe Arquidiocesana de Campanhas, lançou em Ribeirão Preto a quarta edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) – lançada simultaneamente em todo o Brasil pela Igreja Católica com o tema "Casa comum, nossa responsabilidade" e o lema "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca", do profeta Amós.

Neste ano, o tema da campanha focará na questão do direito ao saneamento básico. Segundo dados de um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – mais de 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto. Um outro estudo realizado pelo Trata Brasil, “Ranking do Saneamento – 2015”, aponta que, na região sudeste do país, apenas 43,9% do esgoto é tratado. “A campanha tem como objetivo geral assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas”, explica o arcebispo dom Moacir Silva.

Conceito

Saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando a saúde das comunidades.

Políticas públicas

Texto publicado pela Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), uma das entidades organizadoras da campanha, informa que o objetivo da Campanha da Fraternidade é proporcionar o empenho, “à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade da nossa casa comum”, em nota.

Sobre a participação direta da Igreja Católica na política, o arcebispo dom Moacir Silva diz que, no plano político, a igreja tem a missão de orientar, pois o posicionamento da instituição religiosa é de que o campo da política é um campo específico dos leigos e leigas – segundo o Concílio Vaticano II, realizado entre 1962 e 1965, em quatro sessões, o leigo exerce a missão do povo cristão "na Igreja e no mundo". Em relação aos clérigos e aos religiosos, o leigo é o cristão que vive no mundo.

“A igreja tem, a nível mundial, um documento de orientação sobre os católicos na política. Essas diretrizes foram criadas para as igrejas do mundo inteiro e incentiva a participação dos leigos e leigas na política como um campo próprio, pois o católico, quando na política, tem condições de levar para a política a doutrina social da igreja, essas questões, que todos nós refletimos em termo de realidade e apontamos algumas possibilidades”, explica o arcebispo.

Plano Municipal

Ribeirão Preto não possui o Plano Municipal de Saneamento Básico. A votação do plano deveria acontecer no dia 22 de dezembro do ano passado, contudo, por falta de parecer dos vereadores, a Câmara ainda não voltou. O prazo para a aprovação do projeto, conforme estabelecido pelo Governo Federal, vencia no dia 31 de dezembro de 2015. Contudo, a presidente Dilma Rousseff (PT) assinou um decreto que prorroga o prazo para o final de 2017. Os municípios que não tiverem o plano não terão acesso a recursos orçamentários da União destinados ao setor.

Leia mais: Sem parecer, Plano de Saneamento Básico não é votado

“A campanha precisa dar um recado ao poder público. Seria muito bom que os municípios que o Texto Base da campanha fosse apresentado e tratado nas Câmaras Municipais”, completa o dom Moacir.

Campanha Ecumênica

O Texto Base da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 foi elaborado em uma parceria entre as igrejas que compõem o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic). E São elas: Igreja Católica Apostólica Romana; Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia. Além das igrejas participaram também o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP), a Visão Mundial, a Aliança de Batistas do Brasil, a Miserio – entidade de Bispos da Alemanha – e o próprio Conic.

“A campanha provoca reflexão, quer que as pessoas pensem, cobrem o poder público e se movimentem no primeiro momento. Mas, ela também terá muitas coisas práticas. Em reuniões preparatórias para o lançamento da campanha realizadas em Brodowski, muitos representantes de outros municípios alegaram a falta da coleta seletiva e do controle de vetores em suas cidades. Temos aí o problema com o Aedes aegypti e este tema está dentro da nossa campanha”, conclui o padre André Luiz Massaro.


Fotos: Julio Sian

Compartilhar: