Inaugurado o terminal de ônibus da Jerônimo Gonçalves

Inaugurado o terminal de ônibus da Jerônimo Gonçalves

Início de operação será nesta terça-feira, 16, às 5h, e atenderá 30 mil pessoas por dia; prefeita respondeu a protestos com discurso contra fim de terminais e “balanço de governo”

Com a participação de autoridades, como a prefeita Dárcy Vera (PSD), o vice-prefeito Marinho Sampaio (PMDB) e vários vereadores, o Consórcio PróUrbano, que detém a concessão do transporte coletivo de Ribeirão Preto inaugurou na manhã desta segunda-feira o terminal de passageiros Evangelina de Carvalho Passig, localizado na avenida Jerônimo Gonçalves.

Durante a solenidade, um grupo de cerca de dez pessoas protestou contra a demora de melhoria do transporte coletivo nos bairros, mostrando faixas e cartazes e gritando palavras de ordem. Os protestos se intensificaram durante o discurso da prefeita Dárcy Vera, que respondeu aos manifestantes apontando realizações de seu governo também no setor de transportes.

“A entrega deste terminal é para a cidade, não para o meu governo. Aqui não tem partido político nenhum”, disse Dárcy encarando os manifestantes que ocupavam a plataforma C, enquanto ela falava da plataforma B.

E disse não se lembrar de manifestações quando o terminal Antônio Achê, nas proximidades do inaugurado, foi desativado e transformado em um Centro Popular de Compras (CPC), para abrigar camelôs, em 1999, quando o prefeito era Luís Roberto Jábali (1937-2004).

“Nenhum prefeito se sentou com motoristas para discutir os problemas vividos por eles. Passaram vários prefeitos e nenhum teve coragem de fazer o que estou fazendo agora”, reagiu. A prefeita ainda lembrou das obras de combate às enchentes que teve sua maior parte realizada em sua Administração, depois de mais de 109 anos de enchentes na vila Virgínia e na avenida Jerônimo Gonçalves.

15 anos

O superintendente da Transerp, William Latuf, lembrou que há mais de 15 anos a cidade não tem um teminal de passageiros no Centro da cidade. “Depois de 15 anos temos um terminal compatível com as necessidades dos usuários e dos trabalhadores no transporte coletivo”, afirmou.

Também Latuf lembrou as ações realizada no transporte coletivo, como a implantação de bilhetagem moderna, que em agosto passa a ter reconhecimento fácil, o fim da cobrança extra por integração e a construção de terminais e estações de integração.

Outros que discursaram na inauguração foram Roque Felício, presidente do Consórcio PróUrbano, o vereador Capela Novas (PPS), representando a Câmara, o presidente do Sindicato dos Motoristas, José Bueno, o motorista José Osmar e duas representantes dos usuário; Fátima Carvalho e Maria Rita Artal.

30 mil usuários

O módulo principal do terminal Evangelina de Carvalho Passig possui área de 8 mil metros quadrados, quatro plataformas, oito pontos de ônibus, para 22 linhas, capacidade para 18 ônibus simultaneamente. Nesse módulo principal devem ser atendidos 30 mil usuários por dia.

Fazem parte das dependências do terminal: sanitários públicos masculino e feminino (passageiros, motoristas e pessoas com necessidades especiais), fraldário, sala de emissão e recarga de cartões eletrônicos de transporte, sala de espera climatizada, sala do Centro de Controle Operacional, sala de Circuito Fechado de Televisão, com 31 câmeras, sala de segurança/apoio administrativo operacional e refeitório para motoristas, fiscais e demais empregados, lanchonete, paraciclos e pátio para a frota em espera.

O terminal ainda conta com quatro Painéis de Mensagens Variáveis para informação dos horários das linhas em tempo real. Na cobertura do terminal foi instalado um sistema que possibilitará o aproveitamento da água da chuva.

Essa água ficará em um reservatório com capacidade para 108 mil litros de água, que será filtrada e clorada e depois usada para a lavagem das calçadas e pátios do local. A obra total do terminal, incluindo os três terminais satélites que estão em construção, está avaliada em R$ 8 milhões.

Revide On-line
Fotos: Divulgação

Compartilhar: