Judocas de RP trocam de faixa nesta segunda-feira

Judocas de RP trocam de faixa nesta segunda-feira

Atletas avançam de categoria e buscam manter ritmo para a próxima temporada

A Equipe de Judô de Ribeirão Preto (A.J Corpore Sano / SME) promove a troca de faixas dos 1058 judocas da cidade, nesta segunda-feira, 30, às 19h30, na Cava do Bosque, em Ribeirão Preto.  A solenidade contará com presença das secretarias do esporte, cultura e da educação. 

“Essa é mais uma fase importante para os atletas. Após muito empenho e dedicação, eles chegam ao final de mais um ciclo da categoria. Fizeram exames técnicos e práticos durante o ano ou semestre, agora é batalhar para alcançar novos objetivos na carreira”, afirma o presidente da Associação Corpore Sano e também delegado regional da Federação Paulista de Judô, Cléber do Carmo.

Estarão presentes judocas dos cinco polos do Centro de Iniciação Esportiva em Judô de Ribeirão Preto e do Centro de Excelência da cidade. O evento ainda terá uma mesa de honra de todas as autoridades do município, do Estado e do País. Um DJ foi convidado para animar a festa.

Troca de faixas

A faixa simboliza o ciclo de aprendizagem de um praticante nas diferentes etapas de sua carreira e cada cor tem sua própria energia, vibração e atuação. Cada estilo possui a sua própria sequência de cores de faixas que nem sempre coincidem umas com as outras. Mesmo assim, algumas evidências científicas sugerem que a luz das diversas cores, que entram pelos olhos, podem afetar diretamente o centro das emoções, possuindo assim, queiramos ou não, um significado. O que se observa mais facilmente é que a cor da faixa vai escurecendo com os anos de dedicação e de prática, até chegar à faixa preta, a qual representa a maioridade técnica do praticante.

É claro que a finalidade prática e primordial da faixa é ajustar o kimono para evitar a sua folga excessiva e permitir uma melhor movimentação, mas não se cre que as suas cores tenham sido escolhidas aleatoriamente ou de forma tão inconsciente.

No judô as cores de faixas que representam o nível do atleta são branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom, preta, coral e vermelha respectivamente.

Fotos: Divulgação

Compartilhar: