Brasil apresenta maior reserva de água doce do mundo
Brasil apresenta maior reserva de água doce do mundo

Brasil apresenta maior reserva de água doce do mundo

No País está 12% do total de água doce disponível no planeta; confira a lista com os cinco rios mais importantes para a vida dos brasileiros

O Brasil possui a maior reserva de água doce do mundo, com 12% do total disponível no planeta. De acordo com a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), esse percentual representa o dobro de todos os rios da Austrália e da Oceania, sendo superior em 42% do que o da Europa e 25% maior do que os do continente africano.

Confira a lista com os cinco rios mais importantes para a vida dos brasileiros:

1. Rio Amazonas

Localizado na região amazônica, conhecida mundialmente por sua quantidade de água doce que oferece para os brasileiros, ele apresenta a capacidade de abastecer 74% de toda demanda do país.

2. Rio São Francisco

Nascendo na Serra da Canastra, o Rio São Francisco fica localizado em Minas Gerais, e corta todo o Nordeste do país. Atualmente, o rio sofre em alguns trechos com a poluição e o desmatamento das matas ciliares.  

3. Rio Tocantins

O rio Tocantins está localizado no planalto de Goiás, com 2.699 km de extensão, ele é um dos maiores rios brasileiros que nasce dentro do território nacional.  Abrigando a principal usina elétrica da região, a de Tucuruí, o rio abastece o consumo de energia de 16,6 milhões de pessoas.

4. Rio Paraná

Ele compõe a bacia do Paraná, que é uma das mais importantes do país. A usina de Itaipu, que está localizada no Rio Paraná, gera cerca de 15% de toda a energia consumida no Brasil. Isso significa aproximadamente 30 milhões de pessoas. Além disso, o Rio Paraná é considerado o segundo maior em extensão da América do Sul com quase quatro mil km de extensão, distância aproximada de Porto Alegre (RS) a Belém (PA).

5. Rio Tietê

Paulista de nascimento, o Tietê, com seus mais de mil quilômetros, atravessa todo o estado de São Paulo e vai desaguar no rio Paraná. Esse rio tem grande importância desde a época da colonização do Brasil tanto pela produção de água, quanto pela geração de energia. Hoje, a chamada hidrovia Tietê-Paraná – que foi reaberta nesse ano – é muito importante para o escoamento de grãos e outros produtos pelo porto de Santos. A estimativa da Secretaria de Logística e Transporte de São Paulo é que um comboio no rio consegue transportar a mesma quantidade de carga do que 200 caminhões! No entanto, o Tietê é um dos rios mais poluídos do Brasil, logo depois da nascente, ao passar pela Região Metropolitana de São Paulo.


Foto: Divulgação

Compartilhar: