Pela primeira vez nascem dois mão-pelada no Zoo Fábio Barreto
Pela primeira vez nascem dois mão-pelada no Zoo Fábio Barreto

Pela primeira vez nascem dois mão-pelada no Zoo Fábio Barreto

Apesar da União Internacional para a Conservação da Natureza não alarmar, as populações desta espécie estão em declínio e as ameaças incluem a caça de peles

Dois exemplares de mão-pelada, os populares Guaxinins, cientificamente conhecidos por procyon cancrivorus, nasceram na primeira semana de janeiro no Bosque/Zoo “Fábio Barreto”.

Os pais dos dois filhotes chegaram há alguns anos no Bosque/Zoo Fábio Barreto, órfãos, segundo Alexandre Carvalho Gouvêa, zootecnista, responsável. “Tanto o pai quanto a mãe dos filhotes, chegaram órfãos e receberam todo cuidado dos estagiários e tratadores. Todo esse carinho e dedicação são retribuídos com o sucesso na reprodução. Eles estão no recinto em frente à praça dos grandes felinos, mas ainda estão com uma barreira visual na frente da tela para um melhor conforto dos animais, sendo que logo poderão ser vistos pelos visitantes”, explica.

Os dois exemplares de mão-pelada, também conhecido como Guaxinin estão em toda a América Latina, leste da Costa Rica e Peru.

Esta espécie possui hábitos noturnos e são bons escaladores e nadadores. A ausência de pelos nas mãos, que originou o nome da espécie, mão-pelada, se deve ao fato do costume de mergulhar na água tudo o que come, provavelmente por associar com seu alimento preferido; camarões e rãs.

Sua dieta consiste em ingestão de crustáceos, frutos, insetos e vertebrados como mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios.

A gestação do animal dura 64 dias. Nasce de um a dois filhotes, a mãe abriga a prole em um oco de árvore até que eles tenham de 7 a 9 semanas. A partir de então passam a fazer pequenas saídas com a mãe, e só após 12 semanas abandonam o ninho.

Apesar da União Internacional para a Conservação da Natureza não alarmar, as populações desta espécie estão em declínio e as ameaças incluem a caça de peles, o uso para a “prática de alvo”, e, em algumas áreas a destruição do habitat. Projetos de desenvolvimento costeiro e a destruição dos mangues também contribuem para isso.

 O Bosque/Zoo Fábio Barreto está localizado na rua da Liberdade, s/nº, Campos Elíseos, e funciona de quarta-feira a domingo das 9h às 17h.


Foto: FL Piton

Compartilhar: