Tubarão-lixa que foi resgatado de aquário doméstico em Ribeirão ganha novo lar
Tubarão-lixa que foi resgatado de aquário doméstico em Ribeirão ganha novo lar

Tubarão-lixa que foi resgatado de aquário doméstico em Ribeirão ganha novo lar

Animal ameaçado de extinção foi levado ao Aquário de Ubatuba; a operação de resgate durou cerca de 30 horas

A equipe do Aquário de Ubatuba viajou cerca de 1.400 km na última quarta-feira, 22, para realizar o resgate de um tubarão-lixa, que está na lista de animais em extinção e pode chegar a ter mais de três metros de comprimento. O animal era mantido no aquário de uma residência em Ribeirão Preto. A operação durou cerca de 30 horas.

“Trata-se de uma fêmea jovem. Iremos preparar a qualidade da água antes de removê-la para daí então transporta-la em segurança até Ubatuba”, disse a veterinária responsável Veronica Takatsuka. Durante o transporte foram realizadas diversas paradas para avaliar o estado do animal e as condições de oxigenação da água. “Através da coleta de sangue vai ser possível examinar as condições reais de saúde deste animal”, completou Veronica.

Antes de transportar o tubarão para o caminhão que o levaria até Ubatuba, a equipe comandada pelo biólogo Leandro Santos realizou uma simulação. “Vamos pegar um membro da nossa equipe e simular como se fosse o tubarão, assim ensaiaremos a operação que inclui: a remoção do aquário, o transporte do animal na maca até a caixa projetada especialmente para o transporte deste animal”, conclui Leandro.

“É de extrema importância deixar claro que manter um animal silvestre, aquático ou terrestre, em cativeiro é uma infração e quem a fizer estará sujeito a responder por processo de crime ambiental”, explica Hugo Gallo, oceanógrafo e fundador do Aquário de Ubatuba. Neste caso, não houve denúncia, o proprietário do animal reconheceu a falha e solicitou ajuda dos órgãos responsáveis.

O dono comprou o animal por engano, pois acreditava que o mesmo era um peixe de outra espécie. Na época, o tubarão tinha apenas 60cm, mas, após três anos e meio, chegou a 1,70m.  O homem não sofreu nenhuma sanção, pois decidiu realizar a entrega voluntária do bicho.   

Apesar de parecer uma situação inusitada, resgates deste tipo são mais comuns do que aparentam. “Já perdemos a conta de quantos resgates realizamos ao longo desses 21 anos de atuação. É muito importante ressaltar que o ambiente doméstico não proporciona os cuidados necessários que os animais silvestres exigem para viver longe de seu habitat natural”, finaliza Gallo.

A equipe do Aquário do litoral norte paulista pesou o animal na chegada e constatou que o tubarão fêmea pesava cerca de 25 kg.


Foto: Divulgação/Aquário de Ubatuba

Galeria de imagens

Compartilhar: