Parque Tecnológico busca empresas para investir

Parque Tecnológico busca empresas para investir

Mantida por instituto sem fins lucrativos, aceleradora com sede no Supera Parque de Inovação e Tecnologia, em Ribeirão Preto irá acelerar nove empresas de base tecnológica em estágio inicial

O período de inscrições para a primeira rodada de aceleração de startups early stage, do SEVNA Seed, termina nesta segunda-feira, 30. A aceleradora, que está hospedada no SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, irá acelerar durante vinte meses nove startups de base tecnológica e com alto potencial de crescimento.

Qualquer pequena empresa em seu período inicial ou empresas de baixo custo podem ser consideradas um startup. Os projetos escolhidos pela aceleradora receberão até R$ 500 mil em investimentos, incluindo aporte financeiro, recursos físicos, ferramentas tecnológicas, assessorias especializadas e mentorias.

A aceleração será realizada visando a qualificação dos projetos principalmente através de mentorias e acesso ao mercado. Esta é uma chance para os grupos empresariais que buscam espaço no mercado.

Ao longo de cada ciclo de aceleração de seis meses, está prevista a realização de mais de 20 workshops. As inscrições devem ser feitas em www.sevnaseed.org.

Ecossistema inovador

O SEVNA Seed está inserido em uma comunidade acadêmica de quase 14 mil estudantes de graduação e pós-graduação. Dentro de um raio de 100 quilômetros, também estão instalados campi da Unesp, outros campi da USP e de universidades federais, como a UFSCar, além de universidades particulares.

Ribeirão Preto conta ainda com a PISO – Polo Industrial do Software, reconhecido pela  Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia como  Arranjo Produtivo Local de Software. 

Aceleração

Na prática, a aceleração de empresas é um programa de curta duração que varia de algumas semanas a alguns meses. O programa envolve a seleção da startup, capacitação do empreendedor, qualificação da empresa e de seu modelo de negócio e culmina na apresentação da empresa acelerada para o mercado, incluindo potenciais parceiros comerciais, investidores e grandes players do mercado.

Para participar do programa de aceleração a startup precisa reunir características como: solução de base tecnológica com alto grau de inovação, resolver um problema real, ser escalável e possuir time de fundadores e colaboradores com atitude vibrante e foco total na execução.

Cronograma
30 de novembro – Encerramento das inscrições.
Dezembro de 2015 – Entrevistas com selecionados e anúncio das classificadas.
Janeiro de 2015 – início do programa de aceleração.

Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: