Partidos ‘correm atrás’ de novos filiados

Partidos ‘correm atrás’ de novos filiados

Legendas querem bons de voto para compor chapas fortes de candidatos a vereador; também buscam recompor baixas representadas por nomes que mudam para outras siglas

A menos de um mês da data limite – 3 de outubro – para filiação de pessoas que pretendem disputar as eleições municipais do próximo ano, os partidos vão atrás de nomes que possam representar o aumento do universo de votos conseguidos. Sem dizer quem são, dirigentes partidários até afirmam que legendas adversárias têm feito promessas várias para cooptar futuros candidatos a vereador.

Os tempos estão difíceis e a conquista de nomes fortes tem consumido tempo dos partidos, embora a maioria assegure que tudo está sob controle ou até melhor que as expectativas quando o assunto é filiação. A reportagem ouviu os partidos com representação na Câmara Municipal para saber como estão as filiações.

Um dos otimistas é o presidente local do PDT, deputado estadual Rafael Silva. “Temos candidatos para montar umas quatro chapas fortes”, exagera o parlamentar. Ele comenta que terá tantos bons nomes que terá que trabalhar com outros partidos aliados.

Um destes nomes fortes é o do vereador Rodrigo Simões, que está no PP, mas deve ir para o PDT. O partido, segundo Rafael, tem até um ex-deputado federal que deve ser candidato a vereador. “Estamos sendo, procurados por pessoas que querem se filiar. Nunca tinha visto uma situação assim. Eles estão acreditando no Ricardo (Silva)”, comenta o deputado, falando do filho que hoje é vereador e que deve ser candidato a prefeito.

Chapa forte

“Estamos trabalhando por uma chapa forte. Já conversamos com muita gente e continuamos a conversar”. O discurso, similar ao de muitos, é do presidente do diretório local do PMDB, Paulo Saquy. Ele fala dos nomes já confirmados do ex-vereador e delegado de polícia Luiz Geraldo Dias e do advogado Luiz Carlos Bento, que foi candidato a deputado federal, no ano passado, pelo PSB.

“Nós só vamos divulgar os nomes dos que estão confirmados, para não causar nenhum constrangimento antecipado”, aponta Saquy, que terá como um dos desfalques o vereador Samuel Zanferdini, pronto para deixar a legenda. “O Samuel é um companheiro e um nome importante para o partido. Mas estamos buscando pessoas que se não o substituir ficará bem próximo”.

Desde 2014

O presidente do diretório local do PSDB, ex-vereador Nicanor Lopes diz que o processo de filiação no partido vem desde o ano passado, ainda no calor da campanha eleitoral para a Presidência da República. “De outubro do ano passado até 15 dias atrás filiamos 312 pessoas. Uma parcela destas pessoas vem como pré-candidato, mas outros querem apenas atuar no partido”.

O tucano diz que é preciso esperar as convenções para ver o comportamento das pessoas e dos partidos. “Vamos analisar os nomes e as possibilidades de coligações para ver como será”, salienta Nicanor.

No PRB o vereador e vice-presidente local da legenda Saulo Rodrigues comemora estar sendo procurado por pessoas que querem entrar no partido. “Acho que tem muita influência do Russomano (deputado federal por São Paulo Celso Russomano), que teve grande votação no ano passado. Sempre aparece alguém querendo entrar no partido, mas fazemos uma análise criteriosa antes de filiar”, revela Saulo.

Um a menos

Com a possibilidade de perder o vereador Rodrigo Simões, o PP também busca novos filiados, sem se preocupar com a quantidade. “Buscamos qualidade não apenas pelo potencial de votação, mas também da formação e do caráter do futuro filiado”, comenta o vereador Maurílio Romano, presidente da legenda em Ribeirão Preto. Sobre os nomes, não antecipa. “Dia 3 de outubro revelaremos os nomes dos novos filiados, já confirmados”.

Pelos lados do PCdoB há um ânimo não apenas com as filiações, mas com a garantia de lançar candidato próprio a prefeito. O partido pretende fazer um grande ato no próximo dia 14, na Câmara Municipal, para anunciar a filiação de uma pessoa bastante conhecida. Entre as baixas do partido está o professor Fábio Sardinha, o segundo mais votado nas eleições de 2012 e que está indo para o PT.

“Estamos com a chapa de vereadores quase completa e teremos bons nomes. São pessoas novas que irão compor com quem já foi candidato na eleição passada”, relata Wagner Rodrigues, dirigente local do partido. Sobre a saída de Sardinha ele afirma que “trouxe gente com maior potencial de votos”.

Novos nomes

No PT, o presidente e vereador Jorge Parada comenta que há duas ações em movimento: a manutenção dos quadros e a aquisição de novos. “Estamos convidando pessoas e iniciando a montagem da nossa chapa. Além do Fábio Sardinha teremos a candidatura de Raquel Montero, que foi candidata a deputada estadual. São nomes novos e fortes”.

Presidente da Câmara e do PR local, Walter Gomes diz estar animado com a chapa que está sendo montada. O partido perdeu o vereador Paulo Modas, que foi para o Pros, mas Gomes comenta que novos nomes estão chegando, todos com bom potencial de voto. “Temos chance de eleger três vereadores, porque há muitos nomes com boa votação”.

Sem folga

Presidente local do PPS, César Sturari diz não estar sendo fácil encontrar novos nomes, mas garante que tudo está “sob controle”. “A crise política afasta um pouco as pessoas dos partidos, mas estamos conseguindo manter a situação e até acumular uma certa gordura para queimar, se for necessário”.

Sturari é um dos que apontam a existência de promessas de outros partidos. “Alguns estão prometendo coisas que não temos condições de prometer. E nem de cumprir”.

Revide On-line
Guto Silveira
Fotos: Arquivo Revide e Divulgação

 

Compartilhar: