Passim lança em Ribeirão Preto disco gravado em Portugal

Passim lança em Ribeirão Preto disco gravado em Portugal

Duo formado por Jacque Falcheti e Flávio Vasconcelos fará pré-lançamento no Espaço A Coisa nesta sexta-feira, 29

A cantora e percussionista, Jacque Falcheti, e o violonista e compositor Flávio Vasconcelos se apresentam nesta sexta-feira, 29, no Espaço A Coisa, em Ribeirão Preto, para o pré-lançamento do primeiro CD do projeto Passim. O evento está marcado para começar às 20 horas.

O disco, batizado de “Passim: Aqui e Lá”, conta com composições inéditas de Flávio Vasconcelos e as canções foram gravadas de maneira inusitada. “Estávamos em turnê pela Europa, fruto de uma edital de intercâmbio cultural do Ministério da Cultura. Começamos pela Itália, passamos por Portugal e finalizamos a agenda na França”, conta o compositor Flávio Vasconcelos.

“Em Portugal inscrevemos o projeto para concorrer a um edital de Residência Artística no Musibéria (Centro Internacional de Música e Danças do Mundo Ibérico), na cidade de Serpa. Quando voltamos para o Brasil recebemos a notícia de havíamos sido contemplados. Retornei e passei cerca de três meses compondo, fazendo novos arranjos e gravando”, completa Vasconcelos.

O projeto

No final de 2014 Flávio Vasconcelos convidou a cantora ribeirãopretana Jacque Falcheti para participar do projeto e a parceria deu certo. “Passim é uma palavra do latim que significa ‘aqui e ali’, ‘em vários lugares’, mas, também faz alusão à ‘passim’, um ‘passim’ de cada vez, daquele jeito mineiro”, explica a cantora.

E passinho por passinho a dupla conquistou a Europa. “Após a finalização do disco saímos para uma nova turnê, com dez shows em sete cidades de Portugal”, destaca o compositor.

Minimalista 

Para o show, os músicos prometem uma apresentação minimalista, da maneira como o projeto foi concebido. “O álbum foi gravado com diversos elementos, mas, em Ribeirão Preto a apresentação será só com o duo”, conclui Vasconcelos.

O disco conta com 14 músicas inéditas que representam através das letras, melodias e ritmos, linguagens tradicionais como o samba, o baião, a bossa nova, dentre outras, sob um olhar contemporâneo, com temáticas atuais, que representam a cultura brasileira em movimento. O fãs da dupla terão de esperar e curtir as músicas novas durante o show, pois, o álbum ainda não está disponível para venda no Brasil.

Foto: Alexandra Sofia de Matos

Compartilhar: