Deu na TV 13: Educação de ponta a ponta, pesquisa e água do rio Pardo

Deu na TV 13: Educação de ponta a ponta, pesquisa e água do rio Pardo

Duarte Nogueira dedica programa à educação enquanto Ricardo Silva fala do rio Pardo para criticar eventual captação de água do manancial

Faltando três dias para o final da propaganda eleitoral gratuita, não há muitas novidades na campanha deste segundo turno. Continuam peças de campanha repetidas sobre variados temas. Nesta terça-feira, 25, o candidato Duarte Nogueira (PSDB) dedicou todo seu programa à educação.

O início foi com números sobre a educação infantil, com o candidato mostrando que a cidade tem 42 unidades de atendimento infantil, sendo que 23 já funcionam em período integral e que as outras 19 ainda não, e que ele pretende implantar, caso seja eleito.

Também falou do ensino fundamental, de responsabilidade do município, e do tamanho do orçamento do setor no município de aproximadamente R$ 500 milhões por ano, mais de R$ 1 milhão por dia.

Sobre o ensino médio ele afirmou que são 70 as escolas estaduais e que nesta fase a responsabilidade é do governo estadual, mas que a prefeitura pode ajudar, porque os alunos e pais são de Ribeirão Preto. E prometeu muito diálogo para manter na cidade uma boa educação.

O tucano ainda falou das escolas técnicas como a Celso Charuri e a Etec (também conhecida como escola industrial) dos Campos Elíseos que, prometeu, será reformada e ampliada e uma nova unidade será implantada. Por fim falou das Faculdades de Tecnologia (Fatec) que terá, segundo ele, ampliação do número de cursos. “Esse prefeito que eu quero ser. O prefeito da Educação, que começa lá na creche e vaio até o final”, disse.

O programa foi encerrado com a pesquisa do Ibope, divulgada nesta segunda-feira, 24, pela EPTV, que mostra o candidato com 52% das intenções de votos válidos, contra 48% de seu adversário. E explorou o fato de 65% dos entrevistados acreditarem que será ele, Nogueira, o vencedor, contra 25% que acreditam na vitória do adversário.

Pesquisa e água

O programa do candidato Ricardo Silva (PDT) iniciou seu programa também falando da pesquisa eleitoral, em que ele aparece numericamente em desvantagem, mas que aponta seu crescimento de sete pontos em relação à pesquisa anterior, de uma semana antes, e o coloca em empate técnico no limite da margem de erro, que é de quatro pontos percentuais.

Depois, o pedetista tratou exclusivamente do tema abastecimento de água. O candidato vem criticando o que diz ser uma proposta de seu adversário de captar água do rio Pardo. Para o pedetista, a água do local não serve para consumo humano.

Ele mostra imagens do rio Pardo com detritos e diz que a água recebe dejetos e produtos químicos ao longo do seu curso. Sobre o tratamento ele comenta que custará muito caro e que a intenção de seu adversário é fazer uma grande estação de tratamento, um tipo de obra que só interessa a empreiteiros.

O candidato ainda relaciona a localização do rio com os bairros da zona Norte para dizer que a água a ser captada ali será destinada aos pobres. E mostra um mapa da cidade para dizer que a classe média e os ricos da zona Sul continuarão a beber a água do aquífero Guarani.

Ricardo Silva ainda diz que a captação de água do rio Pardo pode favorecer a especulação imobiliária na zona Leste, área de recarga do aquífero. Para o candidato, o caminho correto é recuperar o Daerp, acabar com o cabide de empregos e os vazamentos e não será preciso captar água do rio.

“O caminho não é esse. Não podemos permitir que isso aconteça. Se a gente preservar á área de recarga do aquífero e evitar a abertura de poços ilegais e acabar com os vazamentos que jogam fora 60 bilhões de litros d’água por ano, a natureza vai fazer a sua parte e teremos água boa por muitas e muitas gerações”, disse Ricardo.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: