Limitados na Câmara, vereadores vão à prefeitura para realocar assessores
Limitados na Câmara, vereadores procuram prefeitura para realocar assessores

Limitados na Câmara, vereadores vão à prefeitura para realocar assessores

Parlamentares já teriam iniciado procura por empregos para assessores; nova lei limita número de pessoas em gabinetes do legislativo

Dado o início da nova gestão e legislatura, começa a relação entre a administração do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e a Câmara Municipal de Ribeirão Preto, que a partir de 2017 conta com 27 vereadores. Além disso, outra novidade é a limitação no número de assessores com que cada parlamentar pode abrigar em seu gabinete, limitado em cinco pessoas, de acordo com legislação aprovada no fim do mês de dezembro.

Porém, há vereadores que não querem se desfazer de assessores, e inclusive já começaram a procurar a prefeitura para realocá-los, de acordo com a apuração do Portal Revide, ainda que atitude seja rechaçada pela prefeitura e pelos próprios colegas de Câmara, que apontam que esse time de negociação não faz mais parte dos enlaces políticos no município.

A prefeitura informa que na atual administração municipal, o critério de contratação será estritamente técnico, como já ocorreu com a escolha dos secretários municipais. "Temos que considerar que há também bons técnicos entre os políticos. Não haverá, no entanto, preferência do político sobre o técnico”, apontou em nota.

A administração ainda disse que acredita que os vereadores têm conhecimento da situação financeira da prefeitura e dos critérios estabelecidos pelo governo e, assim, evitarão fazer indicações que não se enquadrem nas normas definidas.

Já o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Simões (PDT), afirmou que é inconcebível uma atitude dessa que teria sido tomada por parlamentares. “Não tenho conhecimento disso, e reprovo totalmente essa atitude. Mas isso vai de cada vereador. Eu, como vereador, digo que não tem nem como tomar uma atitude dessa. Nenhum dos 14 que votaram em mim tomou essa atitude ou tomará, isso eu garanto. É inconcebível”, afirmou Simões.

Relação Câmara-Prefeitura

Simões, que foi eleito presidente da Casa concorrendo contra a vereadora Gláucia Berenice (PSDB), candidata do governo, aponta que não é momento de embates entre os dois poderes, e que é preciso pensar na governabilidade de Ribeirão Preto.

“Eleição fica para trás. Sou presidente dos 27 vereadores. Precisamos pensar na governabilidade de Ribeirão Preto”, disse o presidente, que nesta sexta-feira, 6, irá anunciar medidas de corte de gastos na Câmara Municipal.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: