Marinho Sampaio renuncia a mandato de vice para não assumir a prefeitura

Marinho Sampaio renuncia a mandato de vice para não assumir a prefeitura

Gláucia Berenice também não deve assumir e decisão sobre substituto de Dárcy Vera fica com a Justiça; Sampaio diz que falta condições para governar

O vice-prefeito de Ribeirão Preto, Marinho Sampaio (PMDB), renunciou na tarde desta terça-feira, 6, ao mandato conquistado em 2012 pela segunda vez. A renúncia é para não assumir o cargo de prefeito, em substituição à prefeita Dárcy Vera (PSD), presa desde sexta-feira, 2, e suspensa das funções públicas. Ela é acusada de chefiar um grupo de servidores que fraudava licitações e distribuía propinas.

Sampaio justificou que não assumirá o mandato porque a cidade vive uma situação “anormal” e porque não teria tempo de resolver os grandes problemas que a cidade tem hoje, em pouco mais de 20 dias de mandato. “Há mais de 300 fornecedores com pagamento em atraso”, disse o ex-vice-prefeito.

Segundo ele, que também distribuiu uma carta aberta à população de Ribeirão Preto, há mais de 50 fornecedores com crédito de mais de R$ 100 mil a receber da prefeitua. “Há hospitais sem receber e atraso no pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais”, disse, durante entrevista coletiva, após protocolar o pedido de renúncia, na Câmara Municipal.

Marinho também garantiu que não está envolvido nos crimes dos quais a prefeita e secretários municipais são acusados. “Não estou preso e não serei preso porque não participei de nada”, comentou. Também assegurou que não tem medo de assumir. “Alguns estão dizendo que é covardia, que tenho medo. Não é isso. A gente tem que te cautela em tudo. Tudo isso que está acontecendo (com o governo) é por falta de cautela”.

Quem assume?

No caso de vacância do cargo de prefeito, o primeiro na linha sucessória é o vice-prefeito. Como ele renunciou, o próximo na linha sucessória é o presidente da Câmara Municipal. Seria então Walter Gomes (PTB), que também está afastado de suas funções públicas por ser investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público.

A presidente interina da Câmara, Gláucia Berenice (PSDB), disse que comunicará o fato ao Poder Judiciário, porque ela não a presidente, mas 1ª secretária no exercício da presidência. Neste caso caberá ao Tribunal de Justiça de São Paulo determinar quem assume o mandato na cidade.

Por analogia com instâncias superiores de governo, pode ser o diretor do Fórum de Ribeirão Preto, Paulo César Gentile. Mas há quem defenda que o indicado será o juiz mais velho em atuação na Comarca, Ricardo Braga Monte Serrat.


Foto: Guto Silveira

Compartilhar: