Nogueira veta projeto e vereador diz que ele já começou com ‘força na caneta’
Nogueira veta projeto e vereador diz que ele já começou com ‘força na caneta’

Nogueira veta projeto e vereador diz que ele já começou com ‘força na caneta’

Prefeito veta projeto que promete diminuir burocracia em ressarcimentos de contas d’água e vereador diz que tentará derrubar veto em plenário, mas nega estremecimento entre poderes

“O Nogueira já começou com a força na caneta”, brincou o vereador Eliseu Rocha (PP), a respeito do veto do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) ao projeto que tem a intenção de encurtar o processo do ressarcimento de moradores que realizaram o pagamento da fatura do Daerp em duplicidade. O vereador espera derrubar o veto.

O veto foi publicado no Diário Oficial do Município, na quarta-feira, 4, com a justificativa que “A implementação da compensação automática, como estabelece o Projeto de lei, é uma alteração complexa do sistema, sendo necessária uma definição mais completa dos procedimentos que deverão ser adotados”, além de apontar que cria novos custos ao município.

Eliseu, autor do projeto, diz que acredita que os órgãos do prefeitura estão preparados para a mudança, e por isso irá tentar derrubar o veto na Câmara.

“Atualmente é um processo muito burocrático e que tem custos para o município. Eu acredito que o veto seja um mal entendido, e o prefeito tenha assinado o veto de acordo com o volume de projetos que esteja em sua mesa. Na Câmara, ele foi aprovado por unanimidade, eu vou falar com os meus pares para encontrar uma solução”, disse Rocha, que nega estremecimento da relação entre Legislativo e Executivo logo no início de governo.

“Os dois poderes têm que andar de mãos dadas para recuperar Ribeirão Preto. Temos que andar com uma rosa na mão”, afirmou o vereador, que faz parte da base governista na Câmara Municipal.

No último domingo, 1º de janeiro, na eleição da Mesa Diretora da Câmara, o presidente eleito, Rodrigo Simões, afirmou em discurso que a Casa não irá caminhar a reboque da prefeitura e que pela primeira vez, o legislativo seria um local que não iria se curvar ao Executivo. Na terça-feira, 3, quando se encontraram, Rodrigo minimizou o tom, e disse que trabalhará em conjunto para recuperar a cidade.

Cientistas políticos têm dito que além das dificuldades para pagar as contas, o prefeito de Ribeirão Preto terá dificuldades, também, para lidar com a Câmara, dividida politicamente, e que é comandada pela oposição.

O prefeito Duarte Nogueira foi procurado por meio da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Ribeirão Preto, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.


Foto: Silvia Moraes

Compartilhar: