Pontal corta subsídios para transporte de estudantes

Pontal corta subsídios para transporte de estudantes

Prefeitura de Pontal corta subsídio para transporte intermunicipal de estudantes e gera impasse

A prefeitura de Pontal emitiu uma nota na manhã desta quinta-feira, 28, explicando que o corte do subsidio para o transporte intermunicipal dos estudantes foi necessário devido ao aumento na quantidade de usuários e frisou ainda que “custeou por 3 anos o transporte dos universitários, mesmo com a crescente crise e a queda de arrecadação”.

No dia anterior – quarta-feira, 27 –, os estudantes que se sentiram lesados pela decisão do município organizaram uma manifestação em frente a prefeitura contra o aumento da taxa do transporte.  “Até novembro do ano passado pagávamos 79 reais hoje este valor passou para R$ 450. Muitos estudantes, como eu, não terão condições de arcar com os custos”, lamenta a estudante Lavínia Andrizia, que depende do transporte para estudar em Jaboticabal – aproximadamente 60 quilômetros de Pontal.

No final da tarde desta quarta-feira, 27, um grupo de estudantes se reuniu com vereadores para encontrarem uma solução ao impasse. Os estudantes sugerem que a prefeitura utilize a verba devolvida pela Câmara referente ao repasse do duodécimo.

A prefeitura informou também que o município repassa à Câmara Municipal, todo o dia 20 de cada mês, um valor de R$ 262 mil referente ao duodécimo. Sendo que a Câmara tem até o dia 31 de dezembro de cada ano para devolver a quantia economizada pelos vereadores deste recurso. “Essa sobra que a Câmara devolve para a prefeitura é usada para pagamento de 13º salário, folha de pagamento, repasses para a Santa Casa, pagamento de encargos trabalhistas, pagamento de fornecedores, entre outros custos da prefeitura”, informa a nota.

Os estudantes continuaram as manifestações nesta quinta-feira, 28. Representantes da associação de estudantes de Pontal afirmam que as negociações com a prefeitura não avançaram e que aguardam uma solução para o impasse, visto que muitos estudantes não terão condições de arcar com as taxas atuais.

Transporte

Em 2015 os estudantes de Pontal tinham 19 ônibus à disposição. No mesmo ano, cerca de mil pessoas utilizavam o transporte com destino para as faculdades de Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jaboticabal. A Associação de Estudantes informa que aproximadamente 400 alunos já realizaram o pré-cadastrado para utilizar o transporte.

Compartilhar: