Produção canavieira deve crescer em 2016

Produção canavieira deve crescer em 2016

Previsão de consultoria é que a safra atual aumente 5,5%

A região Centro-Sul do Brasil deve produzir 605,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2015/16, de acordo com a Consultoria Datagro. O crescimento é de 5,5% na comparação com a safra anterior.

O presidente da consultoria, Plínio Nastari, afirma que isso se deve ao fato serem colhidas plantas da temporada anterior, já que apenas 14% das plantações foram renovadas, em detrimento as chuvas. Segundo o Datagro, até o último dia 31 de dezembro, a colheita foi paralisada por pelo menos 49 dias, em decorrência das precipitações.

Além disso, há expectativa que na safra seguinte (2016/17) a situação melhore ainda mais. “A anomalia El Niño deixa de existir em agosto. O que significa que há perspectiva de que no segundo semestre de 2016 tenhamos uma curva de Açúcar Total Recuperável (ATR) mais estável e com um melhor aproveitamento de tempo das usinas, que abre a perspectiva de se moer a cana disponível de forma mais adequada”, disse Nastari.

Já a produção de etanol na safra atual deve chegar a 27,8 milhões de litros, com perspectiva de crescimento estável na temporada seguinte, com produção de aproximadamente 28,6 milhões de litros do biocombustível.

Enquanto isso, a produção de açúcar também deve crescer a partir do segundo semestre deste ano. Nastari acredita que o montante possa aumentar em 12%, com 33,5 milhões de toneladas do alimento produzida. A safra atual deve terminar com 30,7 milhões de toneladas, isso por causa das chuvas, que atrapalharam a colheita da cana.


Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Compartilhar: