Jornalismo e Psicologia da Unaerp se destacam no Enade
Jornalismo e Psicologia da Unaerp se destacam no Enade

Jornalismo e Psicologia da Unaerp se destacam no Enade

Avaliação do MEC classifica cursos da universidade entre os melhores do Brasil

Os cursos de Administração, Direito, Jornalismo, Psicologia e Publicidade e Propaganda da Unaerp Campus Ribeirão foram avaliados pelo MEC com Conceito 4 no CPC 2015 (Conceito Preliminar de Cursos), com destaque para Jornalismo e Psicologia que ficaram quinto lugar entre 275 cursos brasileiros e em terceiro entre 102 bacharelados paulistas, respectivamente. Administração, Direito e Publicidade e Propaganda também obtiveram classificação de excelência e são reconhecidos nacionalmente. Administração é o 70º entre 1.806 cursos avaliados, enquanto Direito é o 95º entre 1.066 bacharelados. Outro curso avaliado, este com Conceito 3, foi Relações Internacionais.

Estudantes de Jornalismo e o coordenador Gil Santiago atuam na Rádio Unaerp durante a Feira do Livro

O CPC 2015 foi divulgado no dia 9 de março e resulta da média alcançada pelos cursos no Enade, somando-se à nota de infraestrutura, projeto pedagógico e corpo docente. Nessa pesquisa, cujo resultado o Ministério da Educação divulgou somente agora em março, foram avaliados seis cursos da área de ciências humanas. Com esses conceitos, a Unaerp, pelo quarto ano consecutivo, obteve IGC 4 (Índice Geral de Cursos) e foi classificada em décimo lugar entre as universidades particulares brasileiras e quinto lugar no estado de São Paulo.

Encontro Científico de Psicologia promove conferências e debates sobre temas e as várias áreas da profissãoMelhores

As avaliações de Jornalismo e Psicologia ganham repercussão, pois os situam junto aos melhores cursos brasileiros. Para a coordenadora de Psicologia, Mariana Araújo Noce, “esse conceito é resultado de um trabalho de docentes, coordenação e direção da Unaerp dedicado ao projeto pedagógico que oferece oportunidades de formação bastante significativas, especialmente nos estágios curriculares”.  O curso oferece 18 áreas de estágio, informa a professora, além de disciplinas que não são comumente oferecidas em outras universidades.

As graduações da Unaerp, em sua maioria, são tradicionais, com vasta experiência e recursos pedagógicos de primeira linha. Outro diferencial é o corpo docente composto por mestres e doutores que atuam estreitamente vinculados aos cursos. “O resultado do Enade é fruto de trabalho em equipe, que envolve o comprometimento dos docentes com o processo de ensino-aprendizagem e do engajamento dos alunos com a Instituição”, explica a professora Daniela Tincani, coordenadora de Publicidade e Propaganda. Para ela, “o diferencial está na orquestração dos vários elementos didáticos-pedagógicos que compõem a formação de profissionais para o mercado de trabalho, para o empreendedorismo, para a pesquisa e para a vida”.

O coordenador de Jornalismo, Geraldo José Santiago, reforça a análise dos seus colegas ao afirmar que a classificação do curso como o quinto melhor do País é o resultado dos investimentos que a Instituição faz no corpo docente e na estrutura de ensino, que somados aos seus 43 anos de experiência, o torna reconhecido. “O Conceito 4 no MEC nos deixa muito orgulhosos e dividimos esse mérito com todos os profissionais da Universidade e com os nossos alunos. É o resultado de um trabalho diário, que busca atender às atuais necessidades de formação profissional em Jornalismo, em sintonia com o mercado. Boa parte do conteúdo que produzimos no curso está disponível para o público na internet, na TV Unaerp e na Rádio Unaerp”, diz Gil Santiago.

As notas alcançadas pelos cursos de Humanas da Unaerp, referente ao ciclo avaliativo 2012-2105 consolidam a excelência da Universidade de Ribeirão Preto. Hoje são 27 conceitos 4 no Enade e CPC no Campus Ribeirão, nas áreas de Saúde, Exatas, Licenciaturas e Humanas obtidos nos ciclos avaliativos 2013, 2014 e 2015. Essas notas conquistadas no mais importante indicador de qualidade do ensino superior brasileiro somam-se a outras avaliações realizadas por institutos privados de pesquisa como o Guia do Estudante da Editora Abril, RUF (Ranking Universitário Folha, do jornal Folha de S. Paulo), QS University (Quacquarelli Symonds, instituto inglês de avaliação de qualidade de ensino), além de ser Top Of Mind em Ribeirão Preto nos últimos 15 anos consecutivos.


Fotos: Divulgação

Compartilhar: