Mediação é alternativa ágil e de menor custo para resolver conflitos
Mediação é alternativa ágil e de menor custo para resolver conflitos

Mediação é alternativa ágil e de menor custo para resolver conflitos

A realização da mediação por profissionais capacitados é boa opção por ser eficaz e exigir menos gastos, quando comparada a processos judiciais

A mediação é uma alternativa ágil e de menor custo para resolver conflitos diários. O procedimento realizado por profissionais capacitados é boa opção por ser eficaz e de baixo gasto, quando comparado a um processo judicial

Em Ribeirão Preto, a Renegociare – Espaço de Negociação é uma empresa formada por quatro diretoras capacitadas em mediação judicial pelo Conselho Nacional e Justiça (Resolução do CNJ nº125/10), atuando de forma neutra e imparcial. "A diferença entre o processo de mediação e o processo judicial é que, na mediação, os envolvidos em uma situação de conflito são ouvidos e estimulados a pensarem em caminhos para a solução desse problema, respeitando suas possibilidades e necessidades. O acordo é construído por eles e isso torna o processo mais rápido e de menor custo, pois não envolve custas processuais. Ao final do processo, o termo de acordo é homologado pelo juiz, tornando-se um título executivo judicial", explica Tatiana Carollo Porto Abdo, diretora da empresa.

Diferente do processo judicial, na mediação a situação conflituosa pode ser resolvida em horas ou dias, sendo que 90% dos casos são solucionados na mediação de forma definitiva, sem descumprimento pelas partes. As pessoas são convidadas a comparecerem em dia e hora que melhor os atendam, ocasião em que são ouvidas pelos mediadores, que identificam seus reais interesses por meio da aplicação de técnicas adequadas, conduzindo-as a criarem opções válidas na construção da melhor solução que as satisfaçam.

Segundo dados do Tribunal de Justiça de São Paulo, de 2012 a 2016, a procura pela resolução de conflitos pela mediação, fora do âmbito processual, teve um aumento significativo.

As informações discutidas com o cliente são confidenciais. Os mediadores são impedidos por lei de testemunhar sobre os casos que atuam.

O acordo entre as partes contempla as necessidades e interesses reais dos envolvidos, uma vez que essa solução é construída por ambos, diferentemente do Poder Judiciário, onde a decisão pode não atender às reais necessidades e expectativas das partes.

A mediação concede às pessoas espaço e oportunidade para expor seus pontos de vista e fundamentações pelo tempo necessário. Ela também restabelece as relações interpessoais dos envolvidos.

Saiba mais

Renegociare – Espaço de Negociação
Endereço:
 Centro Empresarial Shopping Iguatemi - Avenida Luiz Eduardo de Toledo Prado, nº 900 - Sala 310 - Vila do Golf 
Telefone: (16) 3904 3613
Site: https://www.renegociare.com.br/


Foto: Pedro Gomes

Compartilhar: