Ribeirão Preto não utilizará biometria digital este ano

Ribeirão Preto não utilizará biometria digital este ano

Cadastramento biométrico pode ser feito após as eleições de outubro, cadastramento eleitoral e transferência de domicílio podem ser feitas até 4 de maio

O cadastramento biométrico que está sendo realizado de maneira gradual em todos os cartórios eleitorais do Estado, mas sem obrigatoriedade de comparecimento. O eleitor que está em situação regular e deseja apenas fazer a identificação biométrica pode aguardar a reabertura do cadastro, após as eleições, quando o processo será retomado em todo o Estado.

Em 15 municípios paulistas, o cadastramento biométrico dos eleitores já foi concluído e é utilizado nas eleições. Nas cidades de Águas de São Pedro, Analândia, Corumbataí, Embu das Artes, Ipeúna, Itirapina, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Nuporanga, Sales Oliveira, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro e Vinhedo.

O eleitor que desejar fazer o cadastramento biométrico pode procurar o cartório eleitoral, mas  necessário agendar dia e horário por meio do site do TRE-SP para ser atendido em um dos 425 cartórios eleitorais.

“Não creio que o sistema biométrico melhorará muita coisa, a não ser que os aparelhos sejam aperfeiçoados, para trazer mais garantia de funcionamento. Se seguir o que o houve na última eleição, vai haver muita dificuldade. É bom frisar que esse não é um problema do equipamento usado nas eleições, e sim deste tipo de tecnologia”, disse juiz eleitoral da 108ª Zona Eleitoral de Ribeirão Preto, Ricardo Braga Monte Serrat.

Ele lembra que a ideia do cadastro biométrico é tornar o voto mais seguro. “Porém, se houver fraude, algo que nunca foi comprovado no sistema de urna eletrônica, ela ocorrerá na transferência de dados da urna, para o sistema de armazenamento do TRE, o que tronaria até a impressão do voto inútil”, comentou.

O juiz espera que até a eleição de 2018 – quando será obrigatório o cadastro biométrico – o equipamento utilizado tenha mais precisão para evitar esses problemas. “Na última eleição ocorreram muitas reclamações, porque quando uma tentativa dá erro, o mesário pode fazer uma série de repetições, e isso provoca espera”.

Prazo para cadastramento

O prazo para o cadastramento eleitoral e para transferência de domicílio eleitoral vai até o dia 4 de maio. A expectativa do juiz, é a de que nas últimas semanas, ou até no último dia de prazo os eleitores busquem os cartórios eleitorais.

“O movimento tem aumentado significativamente com o passar dos dias, mas infelizmente vai se confirmar a mesma situação de anos anteriores. Estou prevendo que haverá filas e também por espera, o que não devia ocorrer, já que a nossa campanha de cadastramento vem desde o ano passado”, afirmou o juiz.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), tanto o alistamento quanto a transferência exigem agendamento prévio. O interessado em tirar o título pela primeira vez deve ir ao cartório eleitoral na data agendada portando carteira de identidade ou certidão de nascimento, certificado de quitação com o serviço militar (para homens com mais de 18 anos) e comprovante de residência. Para os maiores de 18 anos o voto é obrigatório, mas quem tem mais de 16 e menos de 18 anos também já pode tirar o título eleitoral e votar.

Para a transferência do título, o eleitor que reside há mais de três meses em outro município deve se dirigir ao cartório eleitoral informado no momento do agendamento, levando documento oficial e comprovante do novo endereço. Aqueles que estão com o documento cancelado também devem regularizar sua situação até 4 de maio, caso contrário, não poderão votar.

Fotos: Elza Fiúza / Agência Brasil e arquivo Revide

Compartilhar: