Banco de Sangue de Ribeirão Preto enfrenta queda nas doações
Banco de Sangue de Ribeirão Preto enfrenta queda nas doações

Banco de Sangue de Ribeirão Preto enfrenta queda nas doações

Doações tendem a diminuir no final do ano e forçam o hospital a trabalhar com 60% da sua capacidade; Confira os horários de funcionamento nos próximos dias

Por conta das festas de fim de ano, o Banco de Sangue de Ribeirão Preto enfrenta queda nas doações. Atualmente, o hospital trabalha com cerca de 60% da sua capacidade total. Segundo Eli Mendes, responsável pelo setor de captação do Banco de Sangue, essa queda se dá pela rotina do final de ano. Muitas pessoas saem de férias, viajam e se esquecem da importância das doações.

Entretanto, justamente por ser um período do ano em que as viagens são mais constantes, muitos acidentes costumam acontecer, elevando a demanda pelas doações de sangue. Mendes ainda explica que por serem doadores universais os tipos O- e O+ são os mais procurados. O que não exclui a importância dos demais tipos. No momento o Banco de Sangue precisa de todos os tipos sanguíneos. 

Quem pode doar

Pessoas entre 16 e 69 anos com o peso mínimo de 50kg. Para menores de idade, de 16 e 17 anos, a doação só pode ser realizada com a presença do responsável legal. A pessoa não deve apresentar nenhum tipo de problema de saúde no momento, mesmo que seja uma gripe ou crise alérgica, por exemplo. Não é necessário jejum, porém após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos pede-se um intervalo de 3 horas para iniciar a doação. Outros impedimentos serão analisados em entrevista antes da doação.

Horários especiais

O Banco de Sangue está preparado para as festividades do final de ano e disponibilizou horários diferenciados de funcionamento.

Sexta feira, 30: Funcionamento normal. Das 07h às 18h.

Sábado, 31 de dezembro: Das 07h às 12h.

Domingo, 01 de janeiro: Fechado para o feriado.

Segunda Feira, 02 de janeiro: Retomada dos atendimentos em horário normal. Das 07h às 18h.     

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto

Fica na Rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas. O horário de atendimento é de segunda a sábado das 07h às 18h. Mais informações pelos telefones (16) 3610-1515 e (16) 99169-7138.


Foto: Divulgação

Compartilhar: