Casos de dengue registram queda em Ribeirão Preto no mês de maio
Neste ano, já são quatro óbitos por dengue confirmados na cidade e mais nove estão em investigação aguardando resultados

Casos de dengue registram queda em Ribeirão Preto no mês de maio

Segundo Secretaria da Saúde, foram confirmados 310 casos na cidade; no ano, são 15.294 confirmados

Ribeirão Preto registrou 310 casos de dengue no mês de maio, segundo o Boletim Epidemiológico do departamento de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria Municipal da Saúde. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 4.840 casos da doença, houve uma redução de 94% de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Já no acumulado de 2020, são 15.294 casos da doença na cidade. O índice é 27,1% maior que em 2019, quando foram registrados, no mesmo período, 12.033 casos.
“A maioria dos casos estão nas casas das pessoas e, por isso, a conscientização da população é fundamental. Cada morador deve cuidar do seu quintal, eliminando focos de água parada para que o mosquito não se desenvolva. Portanto, além das nossas atividades, precisamos muito da participação da população limpando sua própria casa”, orienta o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini.

Ainda segundo o boletim da secretaria, neste ano, já são quatro óbitos por dengue confirmados na cidade e mais nove estão em investigação aguardando resultados. 

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, ressalta que são encontrados e recolhidos muitos criadouros do mosquito durante o trabalho de campo, que prevê, além do recolhimento do material, orientação às pessoas. “A conscientização e ajuda da população são fundamentais para o controle da doença. Portanto, solicitamos aos moradores da cidade que limpem suas casas, seus quintais semanalmente e não deixem acumular água parada, ambiente ideal para o mosquito crescer. Somente assim conseguiremos vencer essa batalha na cidade”, alerta a diretora.

Outras doenças

Estão em investigação 5.223 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (covid-19) na cidade. Ao todo, são 1.217 confirmados, 3.509 descartados e 27 óbitos. Os exames foram encaminhados para análise ao Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista, ao Supera parque e Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Já para a chikungunya, não houve nenhum caso confirmado da doença em maio de 2020. Quanto à microcefalia ou outras alterações neurológicas possivelmente relacionadas à infecção pelo zika vírus, foi registrado como suspeito um caso em maio deste ano.

De acordo com o Boletim Epidemiológico, não houve registro de febre amarela no mês de maio.  Desde 2016, não há registro de casos da doença em Ribeirão Preto.

Em relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave (gripe causada pelo vírus Influenza), não foi confirmado nenhum caso naquele mês. Foram confirmados dois casos de sarampo, no mês de maio.


Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Compartilhar: