Casos de dengue têm queda de 99,36% em Ribeirão Preto
Casos de dengue têm queda de 99,36% em Ribeirão Preto

Casos de dengue têm queda de 99,36% em Ribeirão Preto

Número caiu de 1.557 em janeiro de 2016 para 10 no primeiro mês deste ano

O número de casos de dengue em Ribeirão Preto teve redução de quase 100% em janeiro deste ano, com relação ao mesmo mês do ano passado. Em 2016, dados da Secretaria Municipal da Saúde revelam que 1.557 pessoas foram infectadas pelo vírus da dengue e 10 gestantes foram diagnosticadas com zika.

Já em 2017, no mesmo período, foram registrados pelo Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento de Ribeirão Preto, 10 casos confirmados de dengue e nenhum de chikungunya e zika vírus. “Apesar de termos apenas 10 casos de dengue confirmados este ano, não podemos baixar a guarda. Vamos continuar a combater os criadouros do mosquito”, apontou Sandro Scarpellini, secretário municipal de Saúde.

Já a febre amarela, doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, foi causa da morte de um homem de 52 anos em dezembro de 2016.  Neste ano não há confirmações de casos. A Secretaria de Saúde tem intensificado a campanha de vacinação contra a doença e, até o dia 9 de fevereiro, mais de 57.295 pessoas foram vacinadas nos postos de saúde do município.

Macacos

Neste ano, 25 macacos mortos foram encontrados e encaminhados à Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde. “A orientação da Secretaria da Saúde ao munícipe que encontrar um macaco morto, é acionar a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde que encaminha um agente ao local para recolher o animal. Fazemos a necropsia e enviamos os materiais para exame no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo”, orienta Luiza Márcia Passos, diretora da Vigilância em Saúde.

No caso de macaco doente, a orientação é de que o munícipe ligue para o Corpo de Bombeiros, responsável por recolher o animal e o encaminhar ao Bosque/Zoo “Fábio Barreto”.  


Foto: Divulgação

Compartilhar: