Cremesp abre inscrições para exame do conselho de Medicina
Cremesp abre inscrições para o exame do conselho de Medicina

Cremesp abre inscrições para exame do conselho de Medicina

Inscrições para a prova deste ano devem ser feitas exclusivamente pela internet; prazo se encerra no final de setembro

A 12ª edição do Exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) será realizada no dia 16 de outubro em Botucatu, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo e Taubaté.

As inscrições on-line se encerram no dia 20 de setembro. Mais informações sobre a prova podem ser obtidas no portal da Fundação Carlos Chagas, responsável pela elaboração e aplicação das provas.

Avaliação

O Exame do Cremesp, realizado anualmente desde 2005, consiste em teste cognitivo, abrangendo as áreas essenciais da Medicina, com ênfase nos conteúdos básicos imprescindíveis ao bom exercício profissional.

A prova objetiva de 2016 reunirá 120 questões de múltipla escolha que abordarão Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Pública, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas (Fisiologia, Bioquímica, Microbiologia e Parasitologia, Biofísica e Biologia Molecular). Não obtendo a nota mínima instituída pelo Cremesp de 6,0, o recém-formado poderá realizar a avaliação novamente nos anos subsequentes. Os resultados individuais são confidenciais, revelados única e exclusivamente aos participantes.

Leia mais: 
Metade dos médicos recém-formados reprovam em exame

Mercado 

A participação na prova é facultativa e não está condicionada à obtenção do registro profissional, mas ganhou valor de mercado a partir de 2015, quando instituições passaram a considerar a avaliação como um dos critérios de seleção para contratação de médicos pelas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, nos hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês, entre os participantes da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), nas Unimeds de Ribeirão Preto, Santos, Jundiaí, Presidente Prudente, Botucatu, Bauru, Alta Mogiana (Hortolândia, Sales Oliveira, Morro Agudo, São Joaquim da Barra, Nuporanga e Ipuã) e Norte Paulista (Aramina, Buritizal, Guará, Igarapava, Ituverava e Miguelópolis).

O Exame também será considerado para ingresso nos programas de Residência Médica nas Faculdades de Medicina da USP/São Paulo e USP/Ribeirão Preto, do ABC, de São José do Rio Preto, Unifesp, Santa Casa de SP e Santo Amaro (Unisa), PUC (Campinas) e Hospital do Servidor Público Estadual (Iamspe).


Foto: Reprodução

Compartilhar: