Dose contra febre amarela deve ser tomada 10 dias antes das viagens de Carnaval
Dose contra febre amarela deve ser tomada 10 dias antes das viagens de Carnaval

Dose contra febre amarela deve ser tomada 10 dias antes das viagens de Carnaval

A vacinação é indicada somente para pessoas que irão para áreas de risco da doença

O Carnaval está chegando e muita gente já está com as viagens programadas para o feriado prolongado. Em razão disso, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está orientando os foliões a se vacinarem contra a febre amarela 10 dias antes da viagem, caso o destino seja em áreas de risco da doença como regiões silvestres, rurais, de mata e ribeirinhas.

Segundo informações da secretaria, a vacinação pode ser realizada a partir de nove meses de idade e deve ser reforçada aos quatro anos. Adultos e crianças com mais de cinco anos já vacinados também precisam tomar um reforço único após dez anos da primeira dose.

A vacinação não é indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até seis meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo).

Áreas de Risco  

No Estado de São Paulo, a vacina está indicada para moradores de 455 cidades. Esses municípios estão situados no território das regiões de  Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, Itapeva, São João da Boa Vista e parte de Sorocaba.

Confira a lista completa dos lugares que são indicados para a vacinação contra a febre amarela.


Foto: Pixabay

Compartilhar: