Fiocruz estabelece instalações na USP, em Ribeirão Preto
Fiocruz estabelece instalações na USP, em Ribeirão Preto

Fiocruz estabelece instalações na USP, em Ribeirão Preto

Pontapé inicial da parceria é dado na Faculdade de Medicina, com a plataforma Bi-Institucional de Medicina Translacional

Depois de 16 anos de negociação política, a Fiocruz e a USP em Ribeirão Preto fecharam acordo de cooperação técnico-científica. O pontapé inicial para a parceria foi a instalação da Plataforma Bi-Institucional de Medicina Translacional, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP).

Além da FMRP, a parceria envolve também a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) da USP e o Hospital das Clínicas local.

Os primeiros estudos do acordo são na área de imunologia e vão reunir pesquisadores das duas instituições. A Plataforma é um escritório que funciona provisoriamente no prédio administrativo da FMRP, enquanto o endereço definitivo não fica pronto. Um prédio da Faculdade está sendo reformado para instalar a Fiocruz. Os investimentos envolvem mais de R$ 60 milhões de recursos oriundos da própria Fiocruz e da USP, do Governo do Estado de São Paulo e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O coordenador da Plataforma e pesquisador da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, disse que a chegada da Fiocruz ao Estado de São Paulo é um passo importante no desenvolvimento de novos medicamentos. A Fiocruz está de olho, também, no Parque Tecnológico que funciona no Campus da USP em Ribeirão Preto.

Segundo ele, até o meio do ano, o prédio em reforma deve ficar pronto e a perspectiva é de que até o final do ano, a unidade da Fiocruz na USP de Ribeirão esteja consolidada.


Foto: Peter Ilicciev

Compartilhar: