Mais de 200 médicos residentes protestam em Ribeirão Preto
De acordo com o médico residente a greve que começou desde o último dia 18, não tem nada para terminar.

Mais de 200 médicos residentes protestam em Ribeirão Preto

O motivo é o atraso no pagamento das bolsas, incluindo reajuste de 11,9%, que deveria ser pago pelo governo do Estado a partir de março deste ano

Na manhã desta quarta-feira, 23, mais de 200 médicos residentes do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-RP) protestam no Centro da cidade. Eles criticam o atraso no pagamento do reajuste das bolsas completas. Segundo eles, o Governo do Estado descumpriu a Portaria Interministerial n° 3, criada este ano, que determinou o aumento de 11,9% nas bolsas a partir de março.

A paralisação acontece em diversos locais no Estado de São Paulo.

De acordo com o médico residente do segundo ano de anestesia do HC, Dogilo Silveira Neto, a greve que teve início no último dia 18, não tem data para terminar. “Estamos há oito meses sem receber e estamos lutando por nossos direitos”, afirma.

Neto afirma ainda que, ao todo, são 700 residentes que trabalham no HC, e eles não podem continuar trabalhando sem receber, sendo que todos os Estados do País acatou o novo reajuste. “O Estado de São Paulo é o único no país que não paga os médicos residentes há oito meses”, diz.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informa que tem dialogado com os residentes e já solicitou ao Ministério da Saúde e da Educação repasses para poder atender o aumento no valor da bolsa.

Instituições

Diversos residentes de hospitais do Estado estão em greve, como o Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Hospital São Paulo, Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Hospital Infantil Darcy Vargas, Hospital Padre Bento de Guarulhos, UNESP de Botucatu, Hospital do Mandaqui, Hospital Infantil Cândido Fontoura, entre outros.

Serviços

Os serviços de emergência e urgência continuam funcionando normalmente no HC. Somente os atendimentos de baixa complexidade estão paralisados.

Passeata

A passeata que reuniu mais de 200 residentes que saíram da Unidade de Emergência do HC e se concentraram na Praça XV de Novembro recebeu o apoio de muita gente que passou pelo Centro de Ribeirão Preto.

O garapeiro Luiz Carlos Prentegane, diz que os residentes estão certos em reivindicar. “Eu apoio a manifestação deles, pois como qualquer cidadão eles precisam receber seus salários”, comenta.

Partilhando do mesmo pensamento do garapeiro, uma senhora de 67 anos, que não quis se identificar, relatou a sua indignação ao fato. “Eu acho um absurdo o governo agir desta forma. Os médicos residentes também trabalham e precisam ganhar. Fico até envergonhada pela situação em que esses jovens se encontram aqui na praça”, afirma.


Foto: Laura Scarpelini

Compartilhar: