Mais um macaco morre com suspeita de febre amarela em Ribeirão Preto
Mais um macaco morre com suspeita de febre amarela em Ribeirão Preto

Mais um macaco morre com suspeita de febre amarela em Ribeirão Preto

Amostras do animal foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo; procura pela vacinação deve subir

A Prefeitura de Ribeirão Preto encaminhou para o Instituto Adolfo Lutz amostras de um macaco encontrado morto no Portal dos Ipês, no último domingo, 22. A suspeita é de que o animal tenha morrido em razão da febre amarela.  

Com a notícia, a procura pela vacinação contra a febre amarela deve aumentar ainda mais nas 38 salas de vacinação da rede municipal. Só este ano esse número já somava, até o fim da manhã de segunda-feira, 23, 23.090 doses. A média, depois do anúncio, no dia 4 de janeiro, da morte de um homem por febre amarela, saltou de 300 para 2 mil aplicações da vacina ao dia.

A intensificação desse atendimento começou em outubro do ano passado, quando dois macacos encontrados mortos tiveram resultado positivo para febre amarela. “Desde então, aproximadamente 54 mil pessoas já foram imunizadas e esse número deve aumentar, o que é muito bom, já que a cobertura vacinal deve chegar aos 100%”, afirma a médica sanitarista Ana Alice Castro e Silva, da Secretaria Municipal da Saúde.

Paralelamente, a população deve evitar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que, além da dengue, chikungunya, e zika-vírus, também transmite a febre amarela na área urbana. Há, ainda, espécies silvestres desse mosquito que se procriam em regiões de mata.

Dr. Móvel 

O Dr. Móvel, consultório volante que percorre os bairros levando serviços de saúde para a população, permanece durante toda esta semana, no período de 23 a 27 de janeiro, na Fazenda da Barra, onde concentrará suas atividades na vacinação contra a febre amarela. O atendimento será das 8h30 às 13h30.

Nesta segunda-feira foram feitos 84 atendimentos, sendo que 18 pessoas tomaram a vacina.

Essa equipe volante esteve, na semana passada, no Jardim Marchesi e Progresso, onde foram avaliadas 1.219 carteiras de vacinação e aplicadas 504 doses de vacinas contra a febre amarela.


Foto: Pixabay

Compartilhar: