Pacientes em tratamento de câncer não devem receber vacina contra febre amarela
Pacientes em tratamento de câncer não devem receber vacina contra febre amarela

Pacientes em tratamento de câncer não devem receber vacina contra febre amarela

Oncologista do InORP indica que pacientes devem consultar médico sobre a vacina para que não coloquem a saúde em risco

O país está em alerta com o crescente número de casos de febre amarela e pela alta mortalidade associada a essa infecção viral que é transmitida por mosquito. Apesar da campanha nacional de imunização realizada pelo Ministério da Saúde, parte da população não pode receber a vacina como gestantes, crianças menores que 4 meses, pacientes alérgicos a ovo, gelatina, eritromicina e pacientes imunodeprimidos – dentre eles pacientes com HIV, transplantados e pacientes oncológicos.

Segundo a oncologista do InORP, Dra. Cristiane Alves Mendes, pacientes que estão em acompanhamento oncológico devem consultar seu médico sobre esta e demais vacinas para que não coloque sua saúde em risco. De acordo com a médica, quando o paciente está em quimioterapia, por exemplo, ele deverá esperar de 3 a 6 meses após a última sessão para receber a vacina. Assim, quando o sistema imunológico estiver recuperado, ele será capaz de responder à vacina de vírus vivo (que é o tratamento em questão) gerando memória de defesa, sem correr o risco de desenvolver a doença.

“E enquanto você não pode ser imunizado, vale a pena medidas preventivas para evitar a picada do mosquito transmissor do vírus da febre amarela, como o uso de repelentes, instalação de telas em janelas e portas e manter distância de qualquer área de risco”, afirmou.

Atenção aos sintomas 

Os sintomas relacionados à doença são febre repentina, calafrios, náuseas, dor de cabeça e em casos mais graves pode haver hemorragia em órgãos como rim, fígado e cérebro.


Foto: Divulgação

Compartilhar: