USP precisa de voluntários para pesquisa sobre controle postural

USP precisa de voluntários para pesquisa sobre controle postural

Estudo sobre problemas como labirintite, vertigem, tontura e zumbido necessita de pessoas saudáveis para testar efeitos de equipamento de estimulação transcraniana

A USP de Ribeirão Preto precisa de voluntários saudáveis para pesquisa sobre problemas como labirintite, vertigem, zumbido e tontura, em que será testado o efeito de um equipamento de estimulação transcraniana, que liga eletrodos, fixados por uma touca de malha, à cabeça do paciente e emite corrente elétrica de alta definição (HD-ETCC) em estimulação cerebral não invasiva.

Segundo a pesquisadora responsável pelo estudo, Diandra Favoretto, do Departamento de Neurologia e Neurociências da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), o processo é totalmente indolor e pode causar sensações de formigamento ou coceira leve na cabeça.

A pesquisa, que é orientada pela professora Taiza Pontelli, quer verificar se a estimulação influencia no controle postural, base do sistema de controle motor humano que produz estabilidade e condições para o movimento. Os interessados em participar devem ser maiores de 18 anos, não ter enxaqueca ou alterações vestibulares (problemas no ouvido interno), não ter sofrido traumatismo craniano ou ser fumante. 

Os testes serão realizados em três sessões com duração média de duas horas cada em dias diferentes. A pesquisa acontecerá no Laboratório de Biomecânica e Controle Motor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP, localizado no campus de Ribeirão Preto. Para participar os interessados devem procurar a Diandra pelos telefones (16) 98168-4384, (62) 99865-6060 (WhatsApp). Mais informações devem ser adquiridas por meio do e-mail: [email protected].

 


Foto: Pixabay

Compartilhar: