USP procura pessoas saudáveis e com depressão ou transtorno bipolar para pesquisa
USP procura pessoas saudáveis e com depressão ou transtorno bipolar para pesquisa

USP procura pessoas saudáveis e com depressão ou transtorno bipolar para pesquisa

Voluntários irão contribuir para estudo que visa ajudar no diagnóstico diferencial entre a depressão unipolar e a depressão bipolar

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP procura voluntários de duas categorias: saudáveis e com depressão ou com transtorno de humor bipolar (depressão bipolar). Os participantes contribuirão para pesquisa que busca ajudar no diagnóstico diferencial entre a depressão unipolar e a depressão bipolar.

Requisitos

Os voluntários saudáveis precisam ter entre 30 e 65 anos e não ter histórico de transtorno psiquiátrico ao longo da vida, nem ter parentes de 1º grau com transtornos. A participação desses voluntários terá duração de 30 a 75 minutos, incluindo entrevista, coleta de sangue e entrega de recipientes para coletar saliva e poucos fios de cabelo.

Quanto aos voluntários com depressão ou com transtorno bipolar, estes devem ter entre 18 e 30 anos. Será realizada entrevista e coleta de sangue, com duração de 60 a 90 minutos.

A pesquisa está sendo conduzida pela doutoranda Itiana Castro Menezes, do Programa de Saúde Mental da FMRP, com orientação do professor Mário Juruena.

Os interessados podem se inscrever pelo e-mail [email protected].

Mais informações no número (16) 3315-3000.

Entenda a diferença

Embora ambas sejam tratadas como perturbações do humor, a depressão unipolar e a depressão bipolar são patologias crônicas que, caso não sejam avaliadas e estudadas com atenção, podem ser confundidas e gerar um diagnóstico equivocado.

No caso da depressão unipolar a alteração de humor se dá apenas para o polo depressivo, tendo estes doentes episódios depressivos e períodos livres da doença. No caso dos portadores de depressão unipolar, há a possibilidade de acontecer em um episódio único ou em mais de um episódio ao longo da vida (transtorno depressivo recorrente).

Já na depressão bipolar o indivíduo apresenta a fase de depressão e a fase de euforia (mania ou hipomania), ou seja, a oscilação do humor para os dois polos, daí o nome. Pacientes que só tem manias são raros e considerados como bipolares, porque costumam desenvolver depressão em algum momento ao longo da vida. Os portadores de transtorno bipolar podem, ainda, apresentar episódios mistos, nos quais há uma combinação de sintomas de depressão e de mania ao mesmo tempo.

Para ter mais informações sobre as doenças acesse o site da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata) e o da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).


Foto: Pixabay

Compartilhar: