Sommelière indica cervejas locais para tomar ainda em 2015

Sommelière indica cervejas locais para tomar ainda em 2015

Conheça algumas das cervejas produzidas em Ribeirão Preto e que você precisa experimentar

A pedido do portal da Revide, a sommelière de cervejas Bia Amorim separou alguns rótulos da bebida para tomar entre o Natal e a festa que celebra a vinda do Ano Novo. Confira:

Bia Amorim - Sommelière de Cervejas, Por Obséquio

Não sei se você é de Ribeirão Preto, daqui de perto ou vai só passar as festas na cidade, mas tenho algo realmente incrível para te contar. Aqui faz muito calor, você já deve saber! O que pode ser novidade é a cidade ter seis cervejarias produzindo cerveja. Isso mesmo, o líquido dourado (ou não!), gelado (ou nem tanto) e refrescante (quase sempre!), liberado somente para adultos tem seis (ano que vem serão sete!) fontes nas terras quentes da “Califórnia brasileira”.

A cidade próspera da agricultura também está evoluindo em entretenimento e turismo cervejeiro. Por aqui você pode passear pelos mares cervejeiros para nadar por estilos que nunca tinha ousado provar. A culinária não é tão caipira, por aqui além de reinar a comida de boteco, temos várias opções que vão te dar uma harmonização perfeita entre comida e cerveja. Ribeirão Preto enfim se mostra mais gastronômica do que nunca, e o fim de ano pode ter um sabor bem diferente do tradicional.

Aproveite esta época do Natal onde o espírito natalino toma conta e eleja um motorista da rodada para conhecer melhor a cidade que já tem fama internacional de cervejeira.

Começar com uma cerveja leve é o ideal, depois você vai em uma crescente de sabor, álcool e intensidade. Assim seu paladar vai acostumando e você consegue provar diferentes estilos de cerveja, pelas minhas contas, cheguei em quase 40 diferentes cervejas da terra, vamos ao que interessa.

- Pode tomar uma Witbier da Cervejaria Lund ou uma Saison da Cervejaria Invicta para iniciar os trabalhos. São leves e bastante refrescantes. Se você gosta daquele sabor mais de malte e sente falta de cervejas iguais as do dia a dia, todas as cervejarias tem uma boa lager, Pilsen, Oktoberfest, Helles e Vienna são boas dicas, nossas cervejarias estão prontas para atender com os estilos mais suaves.

- Depois, o que não nos falta são opções de boas cervejas de trigo. Temos a famosa e amada Appia da Cervejaria Colorado, a Iniciação da Invicta, a Weiss da Walfänger e também a bem tradicional trigo da Lund.

- Passando para momentos mais amargos, ainda podemos ter leves nuances dos lúpulos em versões mais amenas. A Session Ipa 6 o´clock da Invicta é uma dessas que vai agradar bastante. A Flip da Weird barrel tem o gengibre tomando a frente, mas é uma Session Ipa também, bem agradável. Depois disso podemos enfim mergulhar em uma Indica, a querida IPA da Colorado e se não me engano uma das primeiras a serem feitas no Brasil. A Fancy Burp é a cerveja amarga dos piratas da Weird Barrel e chegamos ao ápice com a 1000 IBU´s da Invicta, para quem dá conta de amargor bem pronunciado. A cervejaria Pratinha tem uma IPA em sua cardápio sazonal também, tem que ficar de olho. Se quiser mudar um pouco do claro para o escuro, a Invicta e a Weird Barrel tem uma versão de Black Ipa, a cerveja com maltes mais tostados e o lúpulo que ainda predomina.

- Passando enfim para as versões mais escuras, o lado negro da força do malte toma conta em diferentes versões como a  Porter com café da Demoiselle – Colorado, na Dunkel da Lund, Midnight Pap da Weird Barrel, uma Outmeal Stout, a 108 da Invicta uma Imperial Stout, assim como a Ithaca da Colorado.

Lugar para beber as cervejas também não falta. Na maioria dos casos, as cervejarias tem bares para beber o chope fresco, ou até são o próprio local de fabricação e venda! Vários empórios na cidade também estão responsáveis por vender as garrafas, assim como postos de combustível e pequenos armazéns e padarias estão abastecidos.

Boa sorte e boas festas! Muitos brindes em 2016!

Foto: Rogerio Volgarine

Compartilhar: