Tapa-buraco continua feito de maneira considerada ‘errada’, em Ribeirão Preto
Tapa-buraco continua feito de maneira considerada ‘errada’, em Ribeirão Preto

Tapa-buraco continua feito de maneira considerada ‘errada’, em Ribeirão Preto

Equipes da prefeitura foram flagradas colocando asfalto dentro dos buracos sem preparar o espaço; especialista diz que isso é igual a “jogar dinheiro fora”

As equipes da Prefeitura de Ribeirão Preto têm dado sequencia ao trabalho de tapa-buraco nas ruas e avenidas do município, neste início de ano, como prometeu o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) ao longo da campanha eleitoral, de que essa seria uma prioridade desde o início do governo.

Porém, o modo como os serviços vêm sendo realizados repete as situações já vividas pelos ribeirãopretanos em anos anteriores, quando o asfalto é apenas jogado no buraco, sem nenhum trabalho de adequação, como o recorte da pista no local com defeito ou a limpeza do local.

A equipe do Portal Revide viu o serviço sendo realizado na Avenida Presidente Vargas, na tarde desta terça-feira, 24. E constatou o trabalho sendo feito de maneira não considerada a ideal por especialistas no assunto. Em alguns pontos, próximo às ruas Eliseu Guilherme e João Penteado, por exemplo, o asfalto estava sendo apenas jogado sobre o buraco.



De acordo com o professor da Universidade  de São Carlos (USP) José Leomar Fernandes Júnior, que coordena projetos de implantação do Sistema de Gerenciamento de Pavimentos Urbanos (SGPU), a medida não é a ideal, porém, é a alternativa dada à emergência da situação das vias de Ribeirão Preto.

“A duração deste tipo de serviço é baixa. Portanto, é jogar dinheiro fora. Porém, houve negligências do governo anterior. Mesmo sendo errado esta situação de agora, é ainda menos pior do que nada”, analisou o especialista, que aponta que devem ser realizados trabalhos de prevenção ao longo do ano, antes do período chuvoso, época em que os buracos nas ruas se multiplicam.

Procurada, a Prefeitura de Ribeirão Preto não respondeu até o fechamento da reportagem, porém, a administração municipal informa que seis equipes da secretaria de Infraestrutura e Obras realizam os serviços pela cidade.


Fotos: Leonardo Santos

Compartilhar: