IFSP Sertãozinho cria hotel para desenvolver projetos de tecnologia
IFSP Sertãozinho cria hotel para desenvolver projetos de tecnologia

IFSP Sertãozinho cria hotel para desenvolver projetos de tecnologia

Edital será lançado na próxima semana; poderão ser inscritos projetos de tecnologia de quaisquer estudantes e pessoas ligadas ao ensino da região

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus de Sertãozinho, inaugurou uma Unidade de Hotel de Projetos (UHP), na última quinta-feira, 23. O intuito é transformar as ideias dos alunos, ex-alunos e de estudantes do ensino superior da região de Ribeirão Preto em negócios.

O edital para os primeiros cinco projetos selecionados pelo UHP será disponibilizado na próxima semana por meio do Diário Oficial da União (DOU). Os projetos terão até um ano para serem desenvolvidos, e contarão com o apoio do UHP para realização do dimensionamento da marca proposta, criação de modelo de negócios e no marketing do produto.

De acordo com o coordenador do hotel, André Dias, os projetos aprovados terão a disposição toda estrutura do IFSP, como laboratórios, salas de aula, oficinas, além de oferecer parcerias com o Sebrae, com a prefeitura de Sertãozinho e uniões empresariais da região, para que o empreendedor possa ter interação com as empresas que já estão em funcionamento.

Os projetos não necessitam ter uma área definida, desde que ela possa ganhar um “toque de tecnologia”, como define Dias. “Da ideia até o mercado, é um caminho muito grande a ser percorrido, e vamos oferecer esse apoio para que elas saiam do papel e fomentar a tecnologia e o empreendedorismo, ainda mais nesses tempos de instabilidade econômica”, explicou.

Após o hotel, os projetos podem seguir três caminhos: se tornar uma startup, ir para uma incubadora de projetos, ou ter a patente vendida. A UHP não tem custos, e a única contrapartida é de que a patente do projeto saia no nome do IFSP, porém, o idealizador do projeto ainda terá direito a 1/3 dos direitos dele.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: