O mundo é movido pelo tempo, mas quem o cronometrou?

O mundo é movido pelo tempo, mas quem o cronometrou?

Saiba como foi o surgimento e transformação dos calendários e almanaques em toda história

O calendário é nada menos que um sistema onde é possível contar os dias, meses e anos. Ele também nos ajuda em necessidades civis e religiosas, além de padronizar a contagem de tempo no mundo inteiro. Sem ele, as atividades diárias seriam uma verdadeira confusão, e seria bem mais difícil cumprir com compromissos e coisas afins.

As antigas civilizações, antes de criarem o calendário e os nomes “dia”, “mês” e “ano”, utilizavam o sol e a lua para guiar-se no tempo. Foi criado então o calendário da lua, onde as pessoas utilizavam o satélite natural terrestre para fazer a contagem de dias, e as suas fases os ajudavam também a ter mais noção de em qual época do ano as estações sazonais apareciam. Isto era extremamente importante para eles, pois interferia na agricultura, pesca e outras formas que eles tinham para sobreviver.                        

O calendário anual tem sido atualizado por estudiosos ao longo dos anos. Aos que não sabem, nem sempre um ano teve 365 dias como é o atual, utilizado por quase todas as nações do mundo.

Em toda história, sempre houve uma batalha do homem ao tentar descobrir quantos dias e horas possui um ano. O calendário mais aceito até o momento é o gregoriano, utilizado de maneira geral por grande parte da população.

Calendário Gregoriano

O calendário gregoriano é de origem europeia, utilizado oficialmente por todos os países desde 1926 sendo a Turquia o último a adotar esse meio. Este foi promulgado pelo Papa Gregório XIII (1502–1585) em 24 de Fevereiro do ano 1582 em substituição do calendário juliano implantado pelo líder romano Júlio César (100–44 a.C.) no ano de 46 a.C.

Por mais que seja o mais aceito pelos governos mundiais, o gregoriano apresenta alguns defeitos, tanto sob o ponto de vista astronômico, como no seu aspecto prático. Por exemplo, o número de dias de cada mês é irregular (28 a 31 dias). Já a semana, adotada quase que universalmente como unidade laboral de tempo, não se encontra integrada nos meses e muitas vezes é repartida por dois meses diferentes, prejudicando a distribuição racional do trabalho e dos salários entre os humanos.

Outro problema é a mobilidade da data da Páscoa, que oscila entre 22 de março e 25 de abril, perturbando a duração dos trimestres escolares e de numerosas outras atividades econômicas e sociais.

Calendário Juliano

O calendário juliano, por sua vez, foi implantado por Júlio César quando o imperador percebeu que suas comemorações pela entrada das épocas floridas estavam ocorrendo na época mais fria de Roma. Diversas mudanças foram feitas para evitar esse problema dali em diante. Ante da alteração feita pelo imperador, o utilizado na Itália e em todo mundo que se conhecia era o calendário romano.

Calendário Romano

O calendário ou almanaque romano foi estabelecido por Rómulo à época da criação de Roma em 753 a.C., tinha 10 meses e totalizava 304 dias apenas. Foi modificado para luni-solar, com 12 meses totalizando 355 dias, que, para manter o calendário alinhado com o ano solar, se adicionava um mês extra a cada dois anos, fazendo dos anos uma sequência irregular de 355, 377, 355, 378 dias e que ainda dependia de ajustes.

Neste período, os dias já eram contados de acordo com o surgimento das estações. Entretanto, não foram estes os primeiros a se organizar de maneira geral em relação ao tempo.

Atualmente, o calendário utilizado no Brasil é padrão em quase todo o mundo. Apenas os judeus e os muçulmanos seguem o seu próprio, referente às suas religiões. O Brasil, por se tratar de um país quase todo cristão, tem como ano um aquele em que Cristo nasceu. Os islâmicos utilizam datas estabelecidas por seu profeta Maomé para o sistema de seu calendário.

Interpretação

Aos mais interessados, há pessoas em Ribeirão Preto que herdaram de seus ancestrais a habilidade de se situar de acordo com a luz solar. Assim é o caso de Joaquim Mouraria, 72 anos, que aprendeu com seu avô a olhar a hora pelo sol. “O principio é básico, é importante saber e visualizar a posição do sol ou da lua em relação ao lado que ele está presente. É claro que é impossível saber a data exata, mas conseguimos saber o 12h, o amanhecer e entardecer com facilidade”, diz.

Fotos: Divulgação

Compartilhar: