Ribeirão receberá verba para diminuir mortes no trânsito

Ribeirão receberá verba para diminuir mortes no trânsito

Em 2015, cidade registrou 83 mortes em acidentes de trânsito; Município foi selecionado para convênio com Estado

Ribeirão Preto foi um dos municípios selecionados para aderir a um convênio com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), para redução da metade das mortes causadas por acidentes de trânsito na cidade.

O convênio também foi assinado com outros 14 municípios, que apresentaram número superior a 15 óbitos por 100 mil habitantes por ano, entre 2011 e 2013. A partir desses critérios, foram tomados os três municípios com maior taxa de óbitos por 100 mil habitantes de cada faixa populacional, além de três municípios com média superior a 15 óbitos baseados no ranking estadual.

Conforme o convênio firmado entre o Detran e a Prefeitura, serão repassados ao município R$ 1.197,294 que deverão ser investidos em ações relacionadas a engenharia de tráfego, como instalação de sinalização semafórica para pedestres em locais com maior número de ocorrências e elevado potencial de atropelamento, e a educação para o trânsito, como campanhas voltadas para motociclistas e pedestres.

De acordo com o Governo do Estado, serão cerca de R$ 10,5 milhões de recursos do Estado para serem investidos nos municípios em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação no trânsito nestes municípios prioritários.

Os outros municípios escolhidos foram Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande, Registro, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Sorocaba.

Na solenidade também foi apresentado o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga), que reúne estatísticas mensais de sobre acidentes e óbitos em consequência de ocorrências no trânsito em todo o Estado.

Ribeirão Preto fechou 2015 com 83 mortes ocasionadas por acidentes, menos apenas que Osasco (84), São José dos Campos (88), São Bernardo do Campo (89), Sorocaba (97), Guarulhos (161), Campinas (174) e São Paulo (1.119).


Foto: Ciete Silvério/Detran SP

Compartilhar: