Subsídios do transporte de estudantes não são pagos desde abril
Subsídios do transporte de estudantes não são pagos desde abril

Subsídios do transporte de estudantes não são pagos desde abril

De acordo com o Consórcio PróUrbano, dívida passa de R$ 4 milhões; sindicato teme que situação afete 13º e não descarta paralisação

A prefeitura de Ribeirão Preto deve desde abril os pagamentos referentes ao subsídio do passe estudantil gratuito ao Consórcio PróUrbano, que gere o transporte coletivo no município. De acordo com o consórcio, a dívida chega a R$ 4 milhões, o que ameaça o pagamento do 13º dos funcionários das empresas que fazem parte do grupo, e que já ventilam a greve do transporte.

Isso porque, de acordo com o Sindicato dos Empregados em Empresas de Transporte Urbano e Suburbano de Passageiros de Ribeirão Preto e Região (Seeturp), as empresas estariam fazendo jogo duro para realizar o pagamento sem realizar o parcelamento, enquanto eles pedem o pagamento integral, em razão da dívida do município.

“Fomos claros em afirmar que nós, trabalhadores, não podemos e não iremos ser penalizados. Deixamos bem claro que este é um problema exclusivo das empresas e que não vamos tolerar atrasos ou parcelamentos de nossos direitos” disse o sindicato em comunicado no Facebook, que afirma que não descarta a possibilidade de paralisação do transporte público em Ribeirão Preto.

“Se a Prefeitura não quer prejudicar mais ainda a população de nossa querida cidade que tome as providencias cabíveis, pois nós não podemos arcar com mais este desrespeito”, completou a nota do Seeturp, que informa que em  ofício enviado nesta quinta-feira, 10, pelo consórcio, propondo o parcelamento do pagamento do 13º.

O Consórcio PróUrbano informa que está fazendo de tudo para honrar seus compromissos junto aos funcionários, porém, que as empresas estão operando com dificuldade de caixa, inclusive buscando empréstimos bancários.

“A situação é grave, mas o Consórcio vem mantendo a integridade dos serviços, sem qualquer alteração, porém, o pagamento do 13º salário aumenta de forma muito significativa as despesas de final de ano”, diz nota enviada pelo consócio.

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da secretaria municipal da Fazenda, diz que “trabalha para viabilizar todos os pagamentos aos fornecedores e que eles obedecem a ordem cronológica”, e que “o débito com a PróUrbano está em pauta para uma tentativa de solução com a maior rapidez possível”.

Segundo a Transerp, em setembro, o serviço de transporte coletivo urbano atendeu 13.262 estudantes com isenção no pagamento da tarifa, sendo 2.612 alunos da rede municipal e 10.650 da rede estadual.


Foto: Carlos Natal

Compartilhar: