IPVA estará mais barato para paulistas em 2016

IPVA estará mais barato para paulistas em 2016

Queda no preço de veículos reduzirá, em média, 3,3%, o imposto de 2016

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais barato para proprietário de veículos do Estado de São Paulo em 2016. 

O motivo da redução é a queda nominal nos preços de venda de veículos no varejo. Segundo a tabela de valores venais, publicada pela Secretaria da Fazenda na edição de sábado, 28, do Diário Oficial do Estado, a redução foi em média de 3,3%.

Os dados foram apurados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que pesquisou mais de 11 mil marcas de diferentes modelos e versões de veículos.

O levantamento da fundação, baseado nos valores de mercado de setembro de 2015, identificou maior queda de preços de venda para caminhões usados, que apresentaram recuo de 3,76%. 

Os automóveis tiveram redução de 3,40%, seguidos pelos utilitários, com redução de 3,28%. Os preços de venda dos ônibus e micro-ônibus ficaram 3,15% mais baixos e os de motocicletas fecharam 2,72% abaixo do valor apurado no ano anterior. A tabela completa do IPVA 2016 pode ser consultada no site endereço www.imprensaoficial.com.br.

Taxação

As alíquotas do imposto permanecem inalteradas. Os proprietários de veículos movidos a gasolina e os bicombustíveis recolherão 4% sobre o valor venal. Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, têm alíquota de 3%. As picapes cabine dupla pagam 4%. Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% sobre o valor venal. Os caminhões pagam 1,5%.

Arrecadação

A Secretaria da Fazenda prevê arrecadar R$ 14,4 bilhões com o IPVA em 2016. Deste total, descontadas as destinações constitucionais, o valor é repartido 50% para os municípios de registro dos veículos, que devem corresponder ao local de domicílio ou residência dos respectivos proprietários, e os outros 50% para o Estado. Os recursos do imposto são investidos pelo governo estadual em obras de infraestrutura e melhoria na prestação de serviços públicos como os de saúde e educação. Dados preliminares do IPVA 2015 mostram que foram arrecadados R$ 13,4 bilhões até outubro deste ano.

Foto: Arquivo ANPr

Compartilhar: