Rebaixar o carro  pode trazer problemas

Rebaixar o carro pode trazer problemas

A longo prazo, padrão estético escolhido por alguns motoristas pode danificar veículo por completo

Personalizar ou customizar carros é uma moda que milhares de motoristas já praticaram. A insatisfação pelas configurações de fábrica estão entre os principais motivos que levam os condutores a modificar os padrões estabelecidos pela montadora. Rebaixar carro é um assunto polêmico e, de todas as alterações, o rebaixamento da suspensão é a modificação que requer maior atenção, pois envolve a segurança dos ocupantes.

É recomendado que antes de fazer qualquer alteração nas molas do veículo e rebaixar o automóvel se utilize softwares para o dimensionamento do espaço. O cálculo envolve um grande número de variáveis como quantidade e grau de inclinação de elos, diâmetro, comprimento, carga, tensão máxima de cisalhamento do material, entre outras.

Além destas variáveis, é importante que o mecânico avalie a geometria da suspensão para identificar as solicitações a que esta mola estará sujeita. Existem alguns riscos que devem ser observados ao modificar a suspensão de qualquer automóvel. Segundo o mecânico Caio Rodrigues, pode haver uma vibração nas rodas no caso de a suspensão estar mal adaptada.

“A direção fica menos flexível, já que a suspensão está quase no chão e isto inclui os carros com direção hidráulica. Lombadas ou quebra-molas são motivos constantes de quebra nos veículo rebaixados. Lembrando também que caso os padrões instalados não estiverem legalizados perante a lei, a multa é certa”, afirma Rodrigues.

Por este e outros motivos, especialistas e técnicos em suspensões não recomendam qualquer retrabalho (como é chamada a modificação) nas molas para diminuir seu tamanho, seja o corte de alguns elos, grampos ou mesmo aquecimento.

Em um primeiro momento, estes retrabalhos aparentam atender às expectativas dos clientes, mas, no médio prazo, problemas podem aparecer.

Se realmente houver necessidade de alterar as molas, o mais adequados são os kits de molas esportivas, específicas para cada modelo de veículo. Além de dimensionadas pelo fabricante, elas garantem a diminuição da altura com algum conforto e, principalmente, oferecem uma sobrevida aos demais componentes da suspensão.

Revide Online
Pedro Gomes
Fotos Divulgação

Compartilhar: