Você sabe o que significam os três R’s?

Você sabe o que significam os três R’s?

Campanha busca conscientização para o consumo sustentável

Você certamente já deve ter ouvido falar nos três R’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, na definição do Ministério do Meio Ambiente), que são os fatores que devem ser considerados na adoção de padrões de consumo sustentável, visando poupar os recursos naturais do planeta e conter o desperdício.

Isso porque, o consumo de tudo, desde o alimento à água, causa algum impacto nas pessoas e na natureza. Seguindo essa lógica, incubadora de projetos Co-Labora que lançou a campanha Consumir com Gentileza, que busca, com incentivo ao comércio local, conscientizar as pessoas para que seja reduzido o uso de embalagens, o incentivo às trocas e a reciclagem.

A iniciativa visa disseminar o conceito e a prática em Ribeirão Preto, além de fortalecer a comunicação dos empreendimentos parceiros. Amanda Furlan, que trabalha no projeto, defende a mudança de hábitos para a construção de uma sociedade mais sustentável.

“Ao optar por adquirir um produto no comércio local, o consumidor fortalece o desenvolvimento regional, apoia o pequeno empreendedor e ainda reduz gastos com transporte, armazenamento e embalagem dos produtos, especialmente quando se tratam de artigos artesanais ou alimentos caseiros”, destaca Amanda.

Ela também diz que isso é uma “gentileza” para o planeta e com a sociedade. Além disso, ela lembra que a alimentação também merece destaque, já que é grande parte da economia regional, além de influir diretamente no meio ambiente e na saúde.

“É extremamente importante começarmos a comprar diretamente do produtor para sabermos a origem dos produtos. Incentivar a agricultura familiar e o consumo de produtos saudáveis também são temas que se ligam diretamente ao consumo consciente e solidário”, apela.

Os interessados pela campanha podem ficar por dentro das novidades na página do Facebook da campanha. Além de ações sociais, a equipe está em busca de apoiadores para atingir cada vez mais consumidores.


Foto: Divulgação

Compartilhar: